
Pronaf: Incentivo ou Obstáculo? O Dilema da Produção Orgânica na Agricultura Familiar Brasileira
Embora o Pronaf tenha sido criado para fortalecer a agricultura familiar, um novo estudo revela que ele pode estar dificultando a expansão da produção orgânica no Brasil. Entenda como uma das principais políticas públicas do campo pode estar na contramão da sustentabilidade.

Pará dá passo histórico na agroecologia, produção orgânica e sustentável: PEAPOS aprovada aprovada
O próximo passo é a elaboração do Plano Estadual de Agroecologia (PEAPOS), que definirá metas e ações concretas para garantir que essa política chegue, de fato, às comunidades e produza resultados transformadores no campo e na cidade. Mais do que um documento, essa política simboliza um compromisso com a vida, com a resistência por meio da produção orgânica e com um futuro enraizado na sociobiodiversidade. O Estado do Pará dá exemplo de como aliar justiça social, respeito à natureza e soberania alimentar.

Coopavel e Embrapa lançam novo inoculante para a cultura do milho
A Embrapa Soja e a Cooperativa Coopavel estão lançando, no Show Rural Coopavel, neste dia 12 de fevereiro, às 10h, no estande da Coopavel, no Show Rural, em Cascavel (PR), um novo inoculante para a cultura do milho com as estirpes da bactéria promotora de crescimento de plantas Azospirillum brasilense CNPSo 2083 (Ab-V5) e CNPSo 2084 (Ab-V6). A formulação apresentou eficiência agronômica superior nos testes de avaliação a campo com aumento no potencial produtivo das plantas e redução no uso de adubação nitrogenada de cobertura. O inoculante Azoscoop® é o primeiro produto da biofábrica Biocoop, da Coopavel, e fruto de parceria entre a Cooperativa e a Embrapa.

Estado compra R$ 130 milhões da agricultura familiar e distribui 19 mil toneladas de alimentos
Criado em 2020, durate a pandemia da Covid-19, o Programa Compra Direta Paraná foi transformado, no ano seguinte, em uma política pública permanente que impacta positivamente a segurança alimentar e nutricional da população.

Confira o webinar com a Coopernatural falando sobre desafios e soluções para a produção orgânica no Brasil
O Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) realizou no dia 31 de março o webinar Conversas com Produtores: “Coopernatural – Agricultura Familiar inovando há 20 anos no mercado de orgânicos” para falar sobre os desafios desta atividade, bem como soluções possíveis para gargalos antigos e legislação para orgânicos, entre outros temas.

Produtor de orgânico certificado pelo Tecpar tem desconto em linhas de crédito do Plano Safra
O Tecpar Certificação foi reconhecido como uma das unidades participantes da Plataforma AgroBrasil+Sustentável, ferramenta que irá fazer a conexão entre propriedades orgânicas certificadas e instituições de crédito.

Conheça a APOENA, rede de agricultores para certificação cooperativa de alimentos orgânicos
No coração do Vale do Paraíba, um movimento silencioso, porém poderoso, está transformando a forma de produzir e certificar alimentos orgânicos na nossa região. Agricultores familiares da região se uniram para criar a Rede APOENA, a primeira SPG (Sistema Participativo de Garantia) do Vale do Paraíba e região, um modelo de certificação orgânica que vai além do selo tradicional e fortalece a agricultura agroecológica e regenerativa. Se a sustentabilidade busca sustentar o impacto e garantir recursos para as próximas geração, a regeneração dá um passo além: promove impactos positivos no meio ambiente e nas relações sociais, objetivando deixar um mundo ainda melhor para as futuras gerações. A APOENA nasceu desse propósito, da necessidade de construir um modelo de produção de alimentos que não apenas respeite a terra, mas que também a recupere e fortaleça os laços entre agricultores e consumidores.

O que é agricultura orgânica?
Muito mais que uma tendência momentânea, a agricultura orgânica vem crescendo acima das expectativas, ano a ano, tanto no Brasil quanto no mercado global. E à medida que mais consumidores descobrem as vantagens dos alimentos orgânicos, novos negócios são abertos para incrementar um segmento que já movimenta bilhões de dólares.

Agricultura orgânica – Controle de Pragas
Cartilha “Produtos Alternativos para o Controle de Pragas e Doenças na Agricultura” Principal incentivadora do cultivo orgânico à época, a engenheira agrônoma da Cohidro, Sônia Loureiro, elaborou a cartilha educativa intitulada “Produtos Alternativos para o Controle de Pragas e Doenças na Agricultura”. No livreto, totalmente ilustrado, a Engenheira agrônoma propõe métodos sustentáveis de produção orgânica como receitas caseiras de produtos naturais, compostagem orgânica, cobertura morta e adubação verde, entre outras.

Na terra do agro, quem vende orgânico se vê “esquecido”
No Centro de Campo Grande, a Praça do Rádio virou ponto de resistência para quem tenta ganhar a vida vendendo produtos orgânicos. Das 35 barracas que tinham em 2008 no local, três restaram, 17 anos depois do início do projeto da feira agroecológica.