Produtor de Orgânicos

Procura por produtos orgânicos em Portugal aumenta

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Rio, 17 de março de 2025.

A área sob agricultura orgânica representa 7% da área agrícola utilizada (SAU) do país , dos quais cerca de 79% estão localizados nas regiões do Alentejo e da Beira Interior. O tamanho médio das explorações agrícolas biológicas é cerca de 5 vezes maior do que o tamanho médio das explorações agrícolas convencionais.

O número de agricultores orgânicos aumentou significativamente nos últimos anos. Olivais, pastagens, nozes, fruticultura e horticultura são as culturas com o maior número de produtores. Com uma população de mais de 10 milhões, as vendas de produtos orgânicos embalados e bebidas em Portugal foram avaliadas em € 60,5 milhões.

Nos últimos anos, o mercado lusitano tem crescido significativamente, levando ao desenvolvimento de mercados especializados de distribuição e biológicos (incluindo os geridos pela Associação Agrobio, que visam facilitar o acesso aos produtos biológicos e incentivar a produção local e o consumo de produtos frescos e sazonais).

Os supermercados portugueses estão cada vez mais desenvolvendo sua gama de produtos orgânicos, notavelmente sob marcas próprias. Redes muito ativas começaram a oferecer produtos já em 2002.

As vendas de produtos e bebidas biológicas embaladas em Portugal foram avaliadas em 60,5 milhões de euros

Pingo Doce (Grupo Jerónimo Martins) : com mais de 5.400 lojas de alimentação na Polónia, Colômbia e Portugal. Líder nos segmentos de supermercados e grossistas, com o Recheio Cash & Carry.

Com mais de 480 lojas em 300 localizações (Portugal continental, Açores e Madeira), o Pingo Doce opera uma cadeia de supermercados e integra instalações de restaurantes na maioria das suas lojas. Tem duas cozinhas centrais que, além dos restaurantes, também abastecem as operações de takeaway das lojas.

O Recheio, com 39 lojas e 4 plataformas, é o principal operador de cash and carry em Portugal, ostentando a maior cobertura geográfica do país.

A divisão Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA) foi criada em 2014, com o objetivo de salvaguardar a capacidade dos negócios de retalho alimentar do Grupo fornecerem diretamente produtos estratégicos, garantindo a segurança e a disponibilidade alimentar.

A JMA atua em quatro setores de negócios: laticínios, agricultura, aquicultura, frutas e vegetais. Em 2020, a JMA lançou seu negócio de frutas e vegetais por meio de uma parceria para a produção de uvas orgânicas sem sementes , que chegarão ao mercado em 2023.

Também através de uma parceria, a JMA irá adicionar ao seu portefólio a produção de laranjas biológicas. Este será o maior pomar de laranjas biológicas de Portugal, com a primeira colheita prevista para 2025.

O conglomerado também está presente no varejo especializado com marcas como Jeronymo (cafés) e Hussel (chocolates).

O tamanho médio das fazendas orgânicas é cerca de 5 vezes maior do que o tamanho médio das fazendas convencionais

O Continente é uma cadeia de hipermercados portuguesa pertencente à Sonae Distribuição, com 383 lojas. Em 2017, a Sonae , através da Sonae MC, adquiriu 100% da propriedade da cadeia de supermercados biológicos BRIO e uma participação de 51% na empresa por detrás da Go Natural. No entanto, estes empreendimentos enfrentaram desafios, resultando no encerramento de oito supermercados Go Natural (sete em Lisboa, um no Porto) e da sua loja online.

Intermarché Portugal: O grupo Les Mousquetaires planeja investir € 240 milhões em Portugal até 2029 e já conta com 265 lojas Intermarché em Portugal, com vendas de € 2,99 bilhões em 2023 e sua marca própria orgânica: PorSi BIO.

Em 2016, a Mercadona, maior varejista da Espanha, anunciou que estava embarcando em seu primeiro projeto de internacionalização, em Portugal.

Fundada em 1977 pelo grupo Cárnicas Roig, a Mercadona conta com 1.617 lojas, incluindo 51 em Portugal. Em Portugal, a Mercadona prevê terminar o ano com um total de 60 lojas em todo o país.

Os grandes descontos também estão presentes no nicho orgânico: a Lidl Portugal, com seus 270 pontos de venda, oferece muitos produtos orgânicos sob suas próprias marcas, enquanto a Aldi Portugal (141 lojas com planos de abrir até 200) aumentou seu número de referências orgânicas em 48% em 2019, em comparação com 2018.

A Minipreco (Auchan Portugal) oferece produtos biológicos como bananas, bolachas, Kombucha…

O excesso de embalagens de produtos biológicos nos supermercados é um obstáculo significativo ao seu desenvolvimento. Um guia de boas práticas na distribuição de produtos alimentares biológicos, elaborado pela APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) em parceria com a DGADR (Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural), é dirigido a todos os operadores da distribuição de produtos alimentares biológicos.

Distribuição especializada lusitana: Existem muitas pequenas lojas independentes no território lusitano, tendo a primeira loja biológica sido inaugurada em 1993.

A principal rede de lojas orgânicas especializadas é a Celeiro , com 53 lojas localizadas principalmente nas principais cidades. Outras redes incluem a Bio Brassica em Braga, e a MIOSÓTIS em Cascais e Lisboa.

Outro canal de distribuição
Atacadistas, distribuidores e vendas online: Bioatlântico, Circulo Bio, Merceariabio, Origens bio, Próvida, etc.

Autores: Gerard Gontier, especialista em mercado orgânico

Fonte: Bio Eco Actual , Imprensa Orgânica Europeia Independente

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

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Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura:

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