Produtor de Orgânicos

Indústria orgânica tem uma tremenda oportunidade de crescimento

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 19 de julho de 2024.

O Hartman Group acaba de publicar o Beyond Organic 2024, que pode ser o relatório mais abrangente sobre produtos orgânicos que já vi, principalmente no que se refere ao comportamento e às crenças dos consumidores segregados.

Com dados de quase 3.100 participantes — incluindo uma ampla amostra representativa de diferentes raças, etnias e faixas etárias — em uma pesquisa on-line de 22 de abril de 2024 a 2 de maio de 2024, o objetivo do relatório era entender as percepções sobre orgânicos, preferências e comportamento de compra e as direções futuras dos orgânicos.

Abaixo estão algumas áreas principais do relatório que achei muito convincentes e instrutivas.

HÁBITOS E FATORES DE COMPRA

Embora alguns compradores tenham dito que reduziram suas compras de produtos orgânicos devido às restrições orçamentárias induzidas pela inflação, os consumidores em geral se sentem otimistas sobre suas compras de produtos orgânicos.

• 28% sentem que agora compram mais orgânicos do que no ano passado.
• 31% dos consumidores usam produtos orgânicos, diariamente ou semanalmente, semelhante a 2022.
• 83% dos consumidores usam produtos orgânicos pelo menos ocasionalmente

Características muito importantes de alimentos e bebidas:
Fresco — 65%
Natural — 42%
Ingredientes simples — 41%
Limpo — 40%
Sem sabores/corantes/conservantes artificiais — 34%
Sem antibióticos ou hormônios adicionados — 32%
Sem pesticidas ou herbicidas — 29%
Sem OGMs — 26%
Orgânico/USDA orgânico — 24%
Sustentável — 21%
Local — 20%

Barreiras para comprar mais produtos orgânicos:
Eles são muito caros — 62%
Não é possível dizer se são realmente orgânicos — 19%
Os requisitos para a certificação “orgânica” estão sendo cada vez mais enfraquecidos — 13%
Eles não permanecem frescos tanto quanto os produtos não orgânicos — 10%
Não acredito realmente que sejam mais nutritivos — 9%

Barreiras para comprar produtos orgânicos (para aqueles que não compram orgânicos):
Eles são muito caros — 74%
Não acreditam realmente que sejam mais nutritivos — 32%
Não acreditam realmente que sejam mais seguros — 30%
Não conseguem dizer se são realmente orgânicos — 24%
Nunca consideraram realmente comprar orgânicos — 24%
Não querem mudar os produtos aos quais estamos acostumados — 16%

PERCEPÇÃO

O orgânico continua a reinar como um dos símbolos mais poderosos da alimentação natural, mas não está isento de preocupações ou críticas.

• Embora a certificação represente elementos de produção responsável, como saúde do solo ou bem-estar animal, essas associações são mais fracas.

• A maioria dos consumidores tem reservas sobre a certificação orgânica do USDA, desde desejar requisitos mais rigorosos até questionar o rigor da certificação.

• A maior participação de grandes empresas no setor orgânico, bem como a expansão de produtos orgânicos para categorias mais processadas, prejudica a confiança na certificação orgânica do USDA.

MINHA VEZ

Muitos dos dados deste relatório apontam para duas conclusões principais.

1) A Organic está claramente se beneficiando de ser uma certificação bem conhecida que está no mercado de consumo há mais de duas décadas. A conscientização da marca é alta, e há um halo muito significativo em torno dela, o que permite que o setor conquiste a confiança entre os compradores.

2) Esse halo em torno dos produtos orgânicos também é uma faca de dois gumes; ou seja, seu sucesso e reputação no mercado também criaram um sentimento de complacência, tanto por parte do programa de certificação orgânica do USDA quanto da própria indústria.

Os consumidores ainda priorizam termos como “fresco”, “natural” e “sem pesticidas” mais do que “orgânico”. Este é um problema enorme que persiste há anos, sem solução à vista. Não ter uma marca nacional ou campanha publicitária para orgânicos torna extremamente difícil educar os consumidores em um nível amplo e atrair novos compradores para nossa indústria. Ambos resultam em vendas não realizadas de produtos orgânicos, provavelmente na casa das centenas de milhões ou bilhões por ano.

Por fim, com o surgimento de novas certificações que atendem melhor às necessidades em evolução dos consumidores orgânicos, como Regenerative Organic Certified®, Real Organic Project, Glyphosate Residue Free ou Clean Label Project, o programa de certificação orgânica do USDA não está se ajustando aos tempos e, como Hartman observou em seu relatório, muitas pessoas estão questionando a certificação . A certificação orgânica do USDA continua sendo, em grande parte, um sistema baseado em papel que não prioriza testes e transparência, duas áreas que estão se tornando cada vez mais importantes para os compradores orgânicos.

De acordo com o relatório, as vendas de alimentos orgânicos nos EUA atingiram US$ 63,8 bilhões em 2023, e esse novo recorde foi alcançado principalmente graças à inflação e não às vendas unitárias.

Para que os produtos orgânicos tenham um impacto muito maior na saúde humana e ambiental — uma meta para todos nós — a maneira como operamos precisará evoluir.

Fonte: Organic Insider

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.