Produtor de Orgânicos

Dê uma olhada dentro da maior fazenda orgânica coberta do mundo

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 20 de junho de 2024.

Uma nova fábrica de alta tecnologia inaugurada recentemente em Brooks é um banquete para os sentidos.

Em um prédio do tamanho de um quarteirão, longas fileiras de ervas frescas e virescentes crescem alegremente em solo ricamente fertilizado, sob luzes tão brilhantes quanto o sol do meio-dia.

A instalação da Soli Organic parece e cheira a uma fazenda de produção – porque é. Mas a fazenda fica a portas fechadas, onde máquinas de alta tecnologia e sistemas proprietários fazem toda a semeadura, alimentação, transporte e colheita, o clima é controlado e o uso de água é minimizado.

O produtor e comerciante de produtos frescos com sede na Virgínia exibiu recentemente suas novas instalações agrícolas internas após o corte da fita para marcar a conclusão da planta, que foi iniciada em novembro de 2022 .

“Até onde sabemos, é a maior fazenda orgânica coberta do mundo”, disse Matt Ryan, CEO da Soli Organic.

A planta de Soli foi projetada para oferecer extrema eficiência, disse ele. “A beleza de tudo o que fazemos com uso eficiente é que é, ao mesmo tempo, econômico. Portanto, nosso objetivo é crescer a um custo substancialmente menor do que o dos agricultores agrícolas.”

Construída pela Joeris General Contractors, a instalação é uma das três instalações da Soli no Texas e 10 nos EUA. Possui quatro fazendas internas, mas a maior está localizada em Brooks.
A empresa escolheu San Antonio para se expandir para estar mais próxima de seus clientes, incluindo mercearias como HEB, Walmart, Tom Thumb e Whole Foods, disse Ryan.

A proximidade reduz o tempo e os danos que ocorrem no transporte dos produtos, disse Steve Wright, chefe de vendas da Soli Organic, o que resulta em um produto melhor para os consumidores e maiores lucros para a empresa.

“O Texas já é um principal ponto de abastecimento para as cadeias nacionais de quase 300 produtos frescos diferentes”, disse Dante Galeazzi, presidente e CEO da Texas International Produce Association .

“Adicionar a mistura de saladas, ervas, folhas verdes e agora frutas vermelhas desses produtores do Texas [agricultura de ambiente controlado] faz todo o sentido do mundo”, disse ele. “Os Walmarts e HE-Bs não querem enviar seus caminhões para vários estados para abastecer seus supermercados.”

‘Molho secreto’

As instalações de Soli em Brooks cultivam 200 mil plantas de tomilho, salsa, coentro e manjericão por semana, embalando-as e despachando-as para prateleiras de lojas em todo o país.

“Estamos cultivando ervas orgânicas e folhas verdes de altíssima qualidade usando tecnologia de ponta”, acrescentou. “Ao mesmo tempo, ainda somos apenas agricultores aqui.”

Um passeio pela linha de montagem totalmente automatizada da Soli Organic começa com o solo. Soli é derivado da palavra latina para “solo”.

Depois que uma máquina joga sujeira nas células de uma planta, outra máquina semeia as sementes e adiciona fertilizante.

Soli não usa fertilizantes artificiais como muitas operações agrícolas internas, mas em vez disso coleta resíduos de granjas para criar uma mistura precisa de fertilizantes. “É o nosso molho secreto”, disse Ryan.

O inventor desse molho e de grande parte do complexo sistema de máquinas de Soli é Ulf Jönsson, tecnólogo-chefe da Soli.

Depois que um sistema de transporte enche os pratos, ou bandejas, com solo e as sementes são plantadas e fertilizadas, os trabalhadores as movem através de carrinhos para o viveiro de LED, onde a temperatura é constante de 80 graus Fahrenheit e a umidade permanece em 100% – condições ideais para germinação.

Após cerca de 10 dias, as bandejas de novas plantas são roladas para a “sala de cultivo”, onde a luz é gerenciada e a água infundida com nutrientes flui e as ervas em crescimento começam a exalar os primeiros indícios de um aroma doce.

90% menos água

Embora a instalação ainda não esteja em plena capacidade, pequenas folhas de mudas de ervas se espalham em um manto verde por uma sala imensa. Mas é pequeno para os padrões agrícolas tradicionais – e isso também é intencional.

“Estamos cultivando nesta instalação aqui cerca de um acre, o que normalmente cresceria em 100 acres de terra”, disse Ryan.

O sistema também utiliza 90% menos água, colheita por colheita, do que a agricultura tradicional ao ar livre. As plantas são regadas por baixo, em vez de gotejadas ou pulverizadas na planta, e a água que escoa das plantas é reciclada de volta para os canos, depois tratada e reutilizada.

A “luz solar” também é gerenciada, com o sistema de iluminação desligado durante o dia para imitar a noite e economizar energia nos horários de pico de uso, e ligado novamente à noite.

“A chave para esta evolução é a lâmpada LED [luz]”, disse Jönsson. “Não poderíamos cultivar em ambientes fechados com a antiga tecnologia de lâmpadas, que era basicamente uma lâmpada de rua. Isso é muita energia e muito custo.”

Da sala de cultivo, as plantas são transferidas para outro espaço onde as bandejas são esticadas mecanicamente para dar às ervas mais espaço para crescerem.

Em seguida, elas são levadas para um armazém bem iluminado e empilhadas até o teto com outras plantas em vários estágios de crescimento, de modo que caminhar pela sala seja como observar as plantas crescerem diante de seus olhos.

O sistema usa cerca de 1/100 da terra total de uma operação agrícola ao ar livre do mesmo tamanho, disse Ryan. “Portanto, estamos cultivando nesta instalação aqui cerca de um acre, o que normalmente cresceria em 100 acres de terra.”

Quando totalmente crescidas, num ciclo de aproximadamente 17 dias dependendo da cultura, as bandejas de plantas são transportadas novamente para um espaço onde as ervas de cheiro adocicado são cortadas mecanicamente do solo. A cultura mais vendida da empresa é o manjericão especialmente perfumado.

Cerca de 100 funcionários trabalham nas instalações da Soli Organic. Alguns usam jalecos brancos enquanto colocam delicadamente buquês verdejantes de ervas em caixas refrigeradas para transporte ou embalagem. Outros são engenheiros e cientistas que dirigem operações agrícolas inovadoras.

A indústria cresce junto com a população do estado, disse Galeazzi. “Isso significa mais empregos bem remunerados na indústria agrícola – o que é uma grande vitória para um estado como o Texas, que produz tantos graduados universitários altamente qualificados e orientados para a agricultura”, disse Galeazzi.

Por Shari Biediger

Fonte: San Antonio

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias  de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.