Produtor de Orgânicos

Custo e benefício da soja: comparação agrotóxicos orgânicos e convencionai

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 18 de janeiro de 2013.

O artigo aborda os desafios do desenvolvimento sustentável para os produtores brasileiros, em especial para  os mato-grossenses de soja, pois não é apenas o produto final que deve ter qualidade,mas também o processo produtivo, minimizando os danos ambientais. Assim, este estudo objetiva contribuir para a compreensão de como a contabilidade, como instrumento de geração de informações úteis, pode ser utilizada na agricultura para identificar o custo/benefício no uso de agrotóxicos orgânicos e convencionais na cultura de soja. Para tanto, foram identificados os custos dos agrotóxicos utilizados, comparadas suas possíveis vantagens financeiras e verificados possíveis ganhos ambientais na utilização dos orgânicos em relação aos convencionais.

Os resultados obtidos revelam que a contabilidade gera informações valiosas na apuração do custo de aplicação de agrotóxicos na cultura de soja e que a empresa estudada (Fazenda Sementes Petrovina) reduziu seus custos em 4,68% com o uso de agrotóxicos orgânicos associados aos convencionais, demonstrando vantagem financeira na utilização do orgânico além de provável ganho ambiental pela diminuição do grau de intoxicação do solo e das águas.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 26/12/2012

soja-custo-beneficio-MT

Conteúdo completo disponível em: http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero1v6/Custo%20beneficio%20soja.pdf

VIANNA FILHO,  J.R. et al.  Custo/benefício da cultura de soja: análise comparativa do uso de agrotóxicos orgânicos e convencionais em Rondonópolis/MT. In: Custos e Agronegócios (online) v. 6, n. 1,  Recife, 2010.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.