Custo e benefício da soja: comparação agrotóxicos orgânicos e convencionai

O artigo aborda os desafios do desenvolvimento sustentável para os produtores brasileiros, em especial para os mato-grossenses de soja, pois não é apenas o produto final que deve ter qualidade, mas também o processo produtivo, minimizando os danos ambientais. Assim, este estudo objetiva contribuir para a compreensão de como a contabilidade, como instrumento de geração de informações úteis, pode ser utilizada na agricultura para identificar o custo/benefício no uso de agrotóxicos orgânicos e convencionais na cultura de soja. Para tanto, foram identificados os custos dos agrotóxicos utilizados, comparadas suas possíveis vantagens financeiras e verificados possíveis ganhos ambientais na utilização dos orgânicos em relação aos convencionais.
Os resultados obtidos revelam que a contabilidade gera informações valiosas na apuração do custo de aplicação de agrotóxicos na cultura de soja e que a empresa estudada (Fazenda Sementes Petrovina) reduziu seus custos em 4,68% com o uso de agrotóxicos orgânicos associados aos convencionais, demonstrando vantagem financeira na utilização do orgânico além de provável ganho ambiental pela diminuição do grau de intoxicação do solo e das águas.
CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 26/12/2012
Conteúdo completo disponível em: http://www.custoseagronegocioonline.com.br
VIANNA FILHO, J.R. et al. Custo/benefício da cultura de soja: análise comparativa do uso de agrotóxicos orgânicos e convencionais em Rondonópolis/MT. In: Custos e Agronegócios (online) v. 6, n. 1, Recife, 2010.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.