Produtor de Orgânicos

Colégio Agrícola de Umuarama é primeiro a obter certificação orgânica no Paraná

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 17 de fevereiro de 2025.

O Colégio Agrícola Estadual de Umuarama (Caeu) foi o primeiro no estado do Paraná a receber a certificação de produção orgânica, que é auditada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A certificação permite ao colégio utilizar o selo federal do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) em seus produtos.

A unidade está localizada no Câmpus Regional de Umuarama (CAU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). João Paulo Francisco é o coordenador do Núcleo do Programa Paraná Mais Orgânico (PMO) de Umuarama e professor do Departamento de Ciências Agronômicas da UEM. Ele avalia que a instituição desempenhou um papel fundamental neste processo de certificação.

“A universidade possui dois Núcleos do PMO (Maringá e Umuarama), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), visando facilitar a certificação da agricultura familiar. A equipe do PMO da UEM forneceu instruções de produção e documentação necessárias aos profissionais do CAEU para que o colégio obtivesse a certificação de produtor orgânico”, detalha.

O reitor da UEM Leandro Vanalli, participou do evento e falou sobre a importância desta comprovação recebida pelo Colégio Agrícola de Umuarama. Para o reitor, este reconhecimento é motivo de grande orgulho para toda a comunidade acadêmica. Além disso, representa o coroamento de um trabalho árduo e dedicado em prol da educação de qualidade e do desenvolvimento do setor agropecuário.

“Este prêmio é um incentivo para continuarmos investindo em inovação, pesquisa e extensão. O Colégio Agrícola, que fica em nosso campus de Umuarama, tem o compromisso com o desenvolvimento sustentável, capaz de promover o progresso do nosso país, através da agricultura familiar”.

Certificação do Colégio Agrícola de Umuarama
A entrega do certificado ocorreu na última quarta-feira (12), durante a 37ª edição do Show Rural Coopavel. O evento foi realizado no estande do Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e do Sindicato Rural de Cascavel. O governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, entregou o certificado ao diretor do Colégio Agrícola, Luiz Carlos Reis.

Segundo Francisco, esta certificação representa um avanço significativo na educação rural, enfatizando conceitos de sustentabilidade e agroecologia. “A manutenção de uma área certificada, seguindo as normas da agricultura orgânica, transforma-se em uma sala de aula a céu aberto. Isso permite que os alunos acompanhem a produção de diversos produtos agrícolas sem o uso de insumos químicos. O conhecimento adquirido poderá ser difundido entre futuros agricultores, promovendo boas práticas de produção agrícola”, avalia.

O coordenador acrescentou que a certificação tem caráter pedagógico. Francisco disse que, além disso, toda a produção orgânica do colégio será utilizada no restaurante escolar. Desta forma, o Colégio Agrícola da Capital da Amizade atenderá ao decreto do Governo do Estado que prevê alimentação 100% orgânica nas escolas do Paraná.

Fonte: OBemdito

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.