Biofach América: Feira de produtos orgânicos estreará no próximo ano em Atlanta
No que é um desenvolvimento revolucionário para o futuro da indústria de alimentos orgânicos, a BIOFACH, que realiza a maior feira comercial orgânica do mundo todo mês de fevereiro na Alemanha, bem como outras grandes feiras na Ásia e no Oriente Médio, acaba de anunciar que em breve sediará uma feira anual totalmente orgânica nos EUA.
Chamado BIOFACH AMERICA, o evento inaugural acontecerá de 2 a 4 de junho de 2025 em Atlanta, Geórgia. Ele será 100% focado na promoção de produtos orgânicos, e as marcas orgânicas não dividirão espaço com empresas “naturais” ou GMO 2.0, algo que tem sido um ponto de discórdia em feiras recentes da Expo West.
Outro dia, conversei com Bill Ingwersen, CEO da NuernbergMesse North America, a entidade que supervisiona a BIOFACH AMERICA, e perguntei a ele tudo sobre o evento do ano que vem.
— Por que você decidiu fazer um show nos EUA e o que motivou essa mudança?
A BIOFACH AMERICA sempre teve uma presença, ou seção, na Natural Products Expo East e, no ano passado, na Filadélfia, trouxemos 47 empresas de todo o mundo.
O cancelamento desse show nos forçou a realmente fazer a seguinte pergunta: as pessoas estão conseguindo o que precisam em outros shows ou há uma necessidade real de um show orgânico?
Concluímos que havia, de fato, uma necessidade real de uma plataforma dedicada e totalmente orgânica nos EUA
— Por que você escolheu Atlanta e o que envolveu esse processo?
Como este é um show dos EUA e não regional, as pessoas terão que viajar, independentemente da cidade que escolhermos. Depois de muitas conversas com executivos da indústria, ficou claro que tínhamos que fazer um show acessível para todos, incluindo fazendeiros.
Atlanta tem o maior aeroporto do mundo, tem uma ampla oferta de quartos de hotel de baixo custo e é uma cidade muito energética e acessível, com ótima infraestrutura. Além disso, pode dar suporte ao nosso crescimento à medida que avançamos.
Além disso, poder servir um almoço orgânico para nossos participantes foi um assunto realmente polêmico. Todo o serviço de buffet que sai do Atlanta Convention Center será orgânico para o show, e se uma cidade não pudesse garantir isso, isso seria uma desqualificação imediata.
Fornecedores terceirizados, como Starbucks ou Chick-fil-A, que têm presença no centro de convenções e acordos de longa data em vigor, não serão obrigados a servir apenas orgânicos. Mas quando se trata do serviço de buffet que o centro de convenções supervisiona, tudo será orgânico.
— Quais são seus padrões para o show?
Todo produto apresentado no estande de uma empresa deve ser certificado como orgânico pelo USDA ou ter a certificação orgânica de um órgão credenciado pela IFOAM. Para cosméticos naturais, certificações como COSMOS ou Ecocert são aceitas.
Se uma marca não tiver nenhuma dessas certificações, ela pode enviar seus produtos e lista de ingredientes para nossa equipe de admissão para aprovação.
— Você está preocupado que a BIOFACH AMERICA esteja a apenas alguns meses da Expo West 2025?
Isso não é uma preocupação de forma alguma. No mundo das feiras de negócios, três meses é muito tempo, e é uma boa proteção após a Expo West. Se você olhar para as feiras de alimentos ao redor do mundo, há pelo menos uma por mês em algum lugar. Além disso, a BIOFACH AMERICA é uma oferta diferenciada da Expo West.
— Para marcas orgânicas, o que elas receberão na sua feira que não receberão na Expo West?
BIOFACH é uma marca global, e nosso nome é ainda mais forte fora dos EUA. Como resultado, temos interesse real de muitas de nossas marcas e compradores internacionais pela BIOFACH AMERICA.
Mas não estamos tentando recriar o show alemão em Atlanta. O objetivo é fornecer uma plataforma para pessoas que se importam com a indústria orgânica nos EUA e querem torná-la mais forte e competitiva.
— E quanto à programação e educação?
Para nós, educação e networking são muito mais importantes do que quantos estandes podemos vender. Se as pessoas experimentarem um senso de comunidade e acreditarem que este show é crítico para o futuro da indústria, elas sentirão uma forte necessidade de fazer parte dele e desejarão expor. Isso é exatamente o que vimos em nossos outros shows, e algo poderoso acontece quando todos têm a mesma opinião e se unem com um propósito compartilhado.
Em termos de exatamente o que serão as sessões educacionais e de breakout, ainda estamos descobrindo. Queremos trabalhar com o máximo de líderes de pensamento possível, todos com o objetivo de dar voz a cada aspecto da indústria.
Por exemplo, agora estamos em negociações com a organização que treina certificadores orgânicos e queremos dar a eles uma plataforma para se desenvolverem e crescerem.
Se as pessoas tiverem ideias, elas devem entrar em contato conosco. Adoraríamos falar com elas. Nosso objetivo é fazer deste um evento comunitário para toda a indústria orgânica.
Fonte: Organic Insider
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.
Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura: