Produtor de Orgânicos

Agenda de Inovação em Agricultura Orgânica

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 21 de agosto de 2024.

As Câmaras Setoriais e Temáticas funcionam como foros de interlocução, criados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), através das quais se busca maior interação entre os diferentes setores das cadeias produtivas, bem como a identificação de oportunidades e as definições de ações prioritárias para o desenvolvimento da agricultura brasileira (Mapa, 2009). Uma das contribuições relevantes que as Câmaras Setoriais e Temáticas podem trazer para o setor produtivo relaciona-se à elaboração de políticas públicas, bem como na sua negociação com distintas instituições e posterior implantação (Mapa, 2006).

Atualmente, o Mapa possui 31 Câmaras Setoriais e 5 Câmaras Temáticas. Dentre elas, a Câmara Temática de Agricultura Orgânica (CTAO) deve atuar como representativa de diversos segmentos do movimento orgânico brasileiro, contando atualmente com a participação de 29 instituições, como associações e federações de todas as regiões brasileiras, representantes dos consumidores, órgãos públicos e uma instituição bancária (Mapa, 2022).

Uma das formas pelas quais as Câmaras Setoriais e Temáticas podem contribuir para o desenvolvimento da agricultura passa pela identificação de demandas do setor produtivo, associando-as à elaboração de propostas de atuação em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Este processo pode passar pela construção de agendas de inovação, que favorecem a redução da dispersão de esforços e recursos e o aumento da capacidade de priorização. Para sua construção, tornase necessário o envolvimento de representantes de diferentes setores, levando em consideração percepções de pesquisa, ensino, transferência de tecnologia, produção, comercialização e políticas públicas, dentre outras.

A primeira experiência de construção de agenda de inovação envolvendo Câmaras Setoriais e Temáticas se deu a partir de um Grupo de Trabalho formado pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel (Mapa, 2019). Outros exemplos de agendas de inovação já elaboradas são as dos setores de Cacau e Florestas Plantadas.

Seguindo esta estratégia, a Câmara Temática de Agricultura Orgânica constituiu um:

Grupo de Trabalho (GT) com representantes do setor produtivo orgânico, visando à construção de uma Agenda de Inovação em Agricultura Orgânica. Esta agenda tem como objetivo apresentar uma análise dos principais problemas e oportunidades para o desenvolvimento de inovações e um planejamento estratégico para as áreas de pesquisa, transferência de tecnologias e políticas públicas para o tema de agricultura orgânica.

Clique na imagem abaixo e confira “Agenda de Inovação em Agricultura Orgânica“:

Fonte: Câmaras Temática de Agricultura Orgânica/MAPA

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.