Biblioteca

Avaliação do consórcio de cenoura com alface em sistema orgânico de produção

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 8 de maio de 2024.

A agricultura orgânica surge como uma alternativa ao atual modelo de produção, baseado em intensa mecanização e no uso intensivo de insumos industrializados, e pode ser definida como “sistemas de produção que evitam ou excluem o uso de fertilizantes de composição sintética, pesticidas, reguladores de crescimento e aditivos conservantes de alimentos.

Para a sua viabilização, os sistemas de produção orgânicos fazem uso da rotação de culturas, do manejo dos resíduos culturais, da adubação verde e com estercos, dos fertilizantes à base de rochas minerais moídas e aspectos do controle biológico, a fim de manter níveis satisfatórios de produtividade, e para fornecer nutrientes e controlar insetos, invasoras e outras pragas” (USDA, 1980).

A produção de olerícolas em sistema orgânico vem se expandindo a cada ano, notadamente nas Regiões Sul e Sudeste (ASSIS, 1993). Este autor, em estudo visando caracterizar a produção orgânica fluminense, ressaltou que a inexistência de política agrícola voltada para o desenvolvimento da agricultura orgânica (pesquisa, assistência técnica, crédito rural e disponibilidade de insumos apropriados), constituem uma limitação à sua difusão.

Para adequar e gerar tecnologias apropriadas à produção orgânica, encontra-se implantado no município de Seropédica (RJ), o Sistema Integrado de Produção Agroecológica (SIPA), uma experiência em parceria entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia/Centro Nacional de Pesquisa de Solos(Embrapa/Agrobiologia/CNPS) e a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Estado do Rio de Janeiro/Estação Experimental de Itaguaí (PESAGRO-RIO/EEI).

O consórcio entre olerícolas, como cenoura e alface, vem sendo adotado, com aparente sucesso, por agricultores orgânicos da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro e no próprio SIPA, contudo, avaliações técnicas ainda não foram realizadas.

Como a cenoura apresenta um ciclo de 90 a 120 dias e a alface um ciclo bem mais curto (45 dias), o cultivo da alface nas entrelinhas de cenoura, permitiria a obtenção de uma colheita de alface anteriormente à de cenoura, sem, aparentemente, prejudicar cada cultura e possibilitando o melhor aproveitamento da área e maximização do uso
de insumos.

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a viabilidade do consórcio de cenoura com alface, em sistema orgânico de produção.

Fonte: Embrapa

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias  de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura:

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.