Grandes marcas avaliam uso de embalagens reutilizáveis

Algumas das maiores empresas do mundo, incluindo Unilever, Nestlé e PepsiCo, estão lançando embalagens reutilizáveis para determinados produtos, na tentativa de eliminar gradualmente os plásticos de uso único – e para melhorar sua própria reputação de poluidores. Esse movimento, ainda em sua fase inicial, é um passo necessário para mudar a equação sobre a redução das emissões de carbono que foca no consumidor para uma que responsabiliza as empresas.
A PepsiCo começará a vender suco de laranja Tropicana em garrafas de vidro e certos sabores de cereais Quaker em recipientes de aço. A Häagen-Dazs, de propriedade da Nestlé, virá em latas de aço inoxidável recarregáveis.
O propósito é fazer com que os consumidores reduzam os plásticos descartáveis que se tornaram uma parte indispensável da vida cotidiana. Empresas e consumidores há muito tempo se concentram no terceiro “R” de “reduzir, reutilizar, reciclar”, mas com essa iniciativa, as empresas estão renovando o foco nos dois primeiros. (A propósito, estima-se que 25% de todos os produtos recicláveis acabam em aterros sanitários.)
Em vez de incentivar mudanças no lado da oferta – isto é, colocar o ônus da vida sustentável no consumidor, esse movimento indica que as empresas estão começando a aceitar sua enorme contribuição para as emissões globais de carbono.
Esta iniciativa, como indicou o jornal Wall Street Jornal, faz parte de uma parceria da empresa de reciclagem TerraCycle e sugere que as grandes industrias de alimentos, não se sentem mais a vontade em conhecer que suas práticas contribuem para a poluição global. Ajudar na redução dos plásticos é certamente uma boa maneira mas o programa TerraCycle está em fase piloto.
Os consumidores selecionados para o teste têm a chance de solicitar centenas de produtos on-line que chegam em uma sacola reutilizável e sem embalagens adicionais. Uma vez que os contêineres estão vazios, a TerraCycle os coleta, limpa e os devolve reabastecidos aos clientes. “As pessoas falam sobre reciclabilidade e reutilização e dizem que gostariam de se envolver no meio ambiente, então vamos ver se é verdade”, disse Simon Lowden, presidente do grupo global de lanches da PepsiCo, ao Journal. A Nestlé, uma das empresas que participam da iniciativa TerraCycle, também planeja descontinuar muitas das embalagens de plástico de uso único e tornar todas as suas embalagens recicláveis até 2025. A empresa planeja eliminar completamente certos plásticos “difíceis de reciclar” – como filmes, embalagens de sorvete e copos de papel laminado – da embalagem.
Leia a notícia completa, fonte: Business Human Rights
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.