Notícia

Setor de orgânicos fecha primeiro trimestre estável, apesar da pandemia

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 14 de abril de 2020.
Estande da Organis na feira BioBrasil, 2019. Foto CI Orgânicos

Organis anunciou que o primeiro trimestre de 2020 foi estável para o setor de orgânicos. Apesar do cancelamento de algumas feiras internacionais, a produção e as exportações se mantiveram nos prazos, mesmo com a evolução da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O levantamento considerou o abastecimento e comercialização de orgânicos nos meses de janeiro, fevereiro e março. O primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi confirmado no dia 26 de fevereiro. Segundo informações do Ministério da Saúde, o pico da enfermidade no País será nos meses de abril e maio, quando os impactos serão mais sentidos pela sociedade e pelo mercado.

Os impactos começam agora, em especial no mercado externo porque há muitas restrições de logística. No mercado interno, até agora, não se vislumbra desabastecimento de matéria prima e nem de produtos industrializados. Muitos dos associados da Organis destinaram estratégias de emergência para atender os varejistas e o consumidor final porque praticamente dobrou o interesse do cidadão, e com muita disposição em pagar o valor de um alimento mais saudável”, explica Clauber Cobi Cruz, diretor da Organis.

Revisão de planejamento 

A entidade decidiu reestruturar seu planejamento de 2020, mas manteve a projeção de crescimento de 10% no ano, segundo eles, por conta de um aumento da demanda por alimentos orgânicos durante a pandemia.  

Nossa estimativa era conservadora e com a crise da pandemia, talvez seja um número real: 10% ao ano. As feiras e os eventos nacionais foram adiados, mas as empresas vão manter seus lançamentos. Já dá para sentir que a procura por produto orgânico aumentou com a pandemia e novos consumidores vão conhecer a cadeia e colocar pelo menos um item na sua rotina de compras. Isso é muito importante e beneficia o produtor familiar e o supermercadista que terá mais opções para oferecer”.

captura pantalha

Ebook

A Organis também lançou um ebook  O que é produto orgânico?”,  patrocinado por parceiros e empresas associadas: Ecocert, Organic4, Vapza, Itajá, Fazenda da Mata, Rio Bonito, Sta Julieta Biocom todas as informações sobre o produto orgânico.

Com o ebook queremos que as pessoas saibam e valorize toda cadeia do setor, da semente ao cliente; consiga entender a legislação e o processo de rastreabilidade que garante o produto orgânico além do selo oficial. Empresas associadas foram sensíveis nesse momento e investiram na produção desse material, com informação de qualidade para o cidadão numa linguagem bem amigável”, explica o diretor da Organis.

 O download deve ser feito no site da entidade ou pelo link https://organis.org.br/o-que-e-produto-organico/

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.