Produtor de Orgânicos

O que é a agricultura regenerativa?

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 19 de maio de 2021.
foto: Globo Rural

Para um leitor assíduo de nosso site, não é novidade o significado de Agricultura Regenerativa e os pontos positivos que ela agrega ao ecossistema. Mas, pensando no amplo alcance, e novos leitores, fazemos as seguintes perguntas: Você sabe o que é Agricultura Regenerativa? Qual a diferença dessa para uma Agricultura Convencional?

De acordo com a matéria “O que é Agricultura Regenerativa?”, de Felipe Villela, somos levados a refletir sobre os impactos negativos que as práticas atuais de uso da terra têm causado ao nosso planeta. A matéria traz dados e fatos a respeito do setor agrícola, uso de pesticidas, degradação do solo, expansão dos desertos e desmatamento. 

“As emissões precisam ser reduzidas, o carbono precisa ser estocado no solo, enquanto a perda de biodiversidade, a desertificação e a degradação da terra precisam ter um fim. Acreditamos que a Agricultura Regenerativa tem o potencial para atender essa necessidade.” Nesse trecho podemos ver a importância que a Agricultura Regenerativa possui no que tange a não degradação de nosso ecossistema.

Villela explica de forma clara a diferença entre os termos “sustentabilidade” e “regeneração”, levando-nos a refletir sobre como cada meio atua na agricultura e o que faz cada um.

A matéria em questão aborda aprofundadamente os cinco princípios da Agricultura Regenerativa, sendo eles o Solo, a Água, a Biodiversidade, o Carbono e o Socioeconômico. A Agricultura Regenerativa tem como objetivo melhorar de forma ativa todos esses elementos, através da utilização de espécies perenes com raízes profundas.

Qual a diferença entre Regenerativo, Agrofloresta e Orgânico? Quais são os projetos que fazem a diferença no meio regenerativo? Para total compreensão dessas e as questões apresentadas inicialmente em nossa coluna, leia a matéria completa da qual tivemos base para este resumo.

Fonte: Felipe Villela, Um Só Planeta.

 

 

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.