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Marca de infusões orgânicas cresce com aumento do consumo de chás no Brasil e fatura R$ 6 milhões

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Rio, 16 de julho de 2024.

Quem pensa que chá não é coisa de brasileiro está enganado. O consumo da bebida vem crescendo no país. Dados do Euromonitor mostram que entre 2013 e 2020, o consumo de chá aumentou 25% no Brasil, quase o dobro da média mundial.

Diante desse cenário, a fabricante de chás Iamaní acaba de diversificar o seu portfólio colocando no mercado versões geladas da bebida, além dos tradicionais sachês para infusão. “A cultura e principalmente o consumo de chás estão crescendo muito e o Brasil é um dos países em que ela mais cresce”, afirma Mayara Boaretto, uma das fundadoras da Iamaní.

Chás gelados para driblar a sazonalidade

A ideia de ampliar o portfólio veio porque a empresa, que até então trabalhava apenas com chás em sachês, sentia a sazonalidade de vendas no verão. “Para além disso, antes, nossos produtos em sachês só podiam ser consumidos dentro de casa, porque precisava esquentar a água, tem todo um ritual, e agora com os chás gaseificados em latinhas temos uma grande oportunidade de presença de marca nas ruas, em restaurantes, festivais de música, festas, academias etc.”

Sócia de Mayara na empreitada, Ligia Aquino diz que a estratégia estava no plano de negócios. “Percebemos a carência de bons produtos e pesquisamos a fundo para a entrega de um produto com a mesma qualidade que entregamos nos chás quentes: chás orgânicos, com plantas brasileiras e acima de tudo com uma cadeia diversa de produtores familiares”, detalha.

Agricultura familiar e orgânica

Criada em 2019, a Iamaní trabalha desde o começo com plantas orgânicas cuja origem são cooperativas de agricultoras e agricultores familiares de todas as regiões do país. Hoje, a empresa trabalha direta e indiretamente com mais de 106 famílias agricultoras, organizadas em cooperativas e associações de 8 estados do Brasil: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Bahia, Amazonas e Pará.

A ideia de criar o negócio surgiu quando Mayara, obstetriz e herbalista, atendia Ligia em seu pós-parto. Mayara ofereceu à Ligia uma infusão que costumava preparar para mulheres que estão amamentando. Naquela conversa surgiu a ideia de fazer uma empresa de chás.

Em 2019, as duas investiram 90 mil reais para começar o negócio. O primeiro produto foi um chá para mulheres que estão amamentando. Hoje, a linha de saúde da mulher da Iamaní tem cinco produtos:

  • Chá orgânico Deusa do Amor (hibisco, erva-doce, framboesa, fisális e morando);
  • Chá orgânico Ciclos Femininos com dois blends, um para TPM e outro para menstruação;
  • Chá orgânico Mulher Madura (amora, sálvia, erva-doce, capim limão e camomila);
  • Folhas de amora;
  • Folhas de framboesa.

No total, são 21 produtos em sachê no portfólio. As outras linhas da Iamaní incluem, ainda, chás da noite (Acalma a Alma; Bons Sonhos; e Curumim Lua) e chás do dia (Energia Vital, Super Foco, Imune, Acelera Metabolismo, Super Detox Ayurveda, Camélia Ododó, Cacau Amma; Ginger-Lemon; Erva-Doce; Boa Digestão; e Curumim Sol).

Os chás gelados, novidade, foram lançados em três sabores: Energia Vital (mate, guaraná de maués, camu-camu e laranja da terra e 89mg de cafeína natural do chá verde); Elixir do Amor ( hibisco, amora, lichia, catuaba e marapuama); e Super Detox (gengibre, limão, mate e fibras prebióticas como inulina, pectinas, goma acácia e beta glucana de levedura, vitamina B6 e B12).

Fonte: Exame

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

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Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura:

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