Produtor

Entidades apresentam vinho São Roque Agroecológico

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 20 de dezembro de 2021.

O Centro Agroecológico de Viticultura e Enologia (Cave), em São Roque, no interior paulista, foi palco da apresentação dos primeiros vinhos sustentáveis desenvolvidos pelo projeto São Roque Agroecológico, durante evento realizado dia 13 de dezembro.

O projeto começou em 2018 e foi desenvolvido pela Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica (UPD), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), em parceria com o Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho), Prefeitura da Estância Turística de São Roque e Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus municipal.

O objetivo desse projeto de fomento à agroecologia é valorizar ainda mais o vinho produzido no município de São Roque e atender à demanda dos produtores rurais que querem aumentar o cultivo de uva, aliado a expectativa do mercado consumidor por produtos

Com a tendência de cada vez mais buscar a sustentabilidade e o consumo racional dos recursos naturais, como água e solo, e a segurança alimentar do consumidor, a realização do projeto abre oportunidades de novos mercados para os vinicultores.

Cultivares

Durante a cerimônia, os presentes também puderam provar as novas bebidas, feitas com as uvas cultivadas na UPD, onde se localiza o vinhedo do projeto.   As uvas escolhidas para os estudos e para a produção do a bebida São Roque Agroecológico foram a Bordô, Isabel Precoce e IAC Ribas. Nessa primeira safra, foram produzidas 150 garrafas dos vinhos Bordô e IAC Ribas.

Para a próxima safra, a expectativa é de colher maior quantidade de frutas, para ampliar a produção de vinhos. O projeto prevê, para o futuro, a instalação de um viveiro de mudas cultivadas no sistema agroecológico.

O evento contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, e o secretário-executivo, Francisco Matturro. Borges destacou a importância da pesquisa e da valorização do produto paulista. “São Paulo tem bons vinhos e vêm melhorando cada vez mais com iniciativas como essa em cidades como São Roque”, disse ele. “Temos que apoiar e investir para fazer a diferença”, acrescentou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria de Agricultura SP

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.