Produtor

Brasil sedia centro de pesquisa em controle biológico

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 17 de fevereiro de 2021.
Prof. José Roberto Postali Parra – Diretor do SPARCBio, foto divulgação

O SPARCBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control)  um centro avançado de pesquisas, inédito no país, envolvendo uma interação empresa-universidade-governo, com a finalidade de desenvolver um modelo de controle biológico de pragas e doenças para regiões tropicais, foi lançado fevereiro de 2020. 

Uma parceria entre a Fapesp, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e a Koppert Biological Systems, empresa líder em controle biológico do mundo, o SPARCBio tem como missão desenvolver projetos de pesquisa, produtos e tecnologias que resultem no uso e fortalecimento do controle biológico e do manejo integrado de pragas e doenças para a adoção de uma agricultura mais sustentável no Brasil.

As linhas de pesquisa foram divididas:

  • Descoberta de novos agentes biológicos de controle.
  • Desenvolvimento de novas tecnologias.
  • Geração de conhecimento em manejo integrado de pragas e doenças.

O SPARCBio está integrado com diferentes universidades brasileiras e estrangeiras. Com o crescimento brasileiro, superior aos 10-15% ao ano espera-se que o centro contribua para alavancar a sustentabilidade da agricultura brasileira. 

*José Roberto Postali Parra é engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Entomologia, professor do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP e diretor do SPARCBio**

**SPARCBio é a sigla em inglês para Centro de Pesquisa Avançada em Controle Biológico de São Paulo.

Fontes: Canal Agro

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.