Produtor de Orgânicos

Adubação Biológica é alternativa de redução de custo na lavoura

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 25 de março de 2016.
foto: Divulagação
foto: Divulagação

O solo compactado ao longo dos anos faz com que as plantas agricultáveis (soja, milho, girassol, trigo, cana-de-açúcar, citricultura, café, hortaliças, pastagens e outras) tenham dificuldade para obter melhor enraizamento impedindo que nutrientes cheguem às folhas e a toda planta.  

 A compactação, embora muitos produtores pelo Brasil desconhecem, aumenta os custos diretos e indiretos da fazenda pois o solo empobrece e para manter um certo “equilíbrio” aplica-se mais e mais adubos químicos pra correção de solo, prática que tem prejudicado a lavoura ao longo dos anos. A saída tem sido optar pelo adubo biológico.

 A adubação biológica ajuda na redução de custos em vários tipos de cultura, pois o produtor rural tem utilizado a técnica em consórcio com adubação mineral, gerando ganho de produtividade e de custos tanto na adubação como de aplicação de produtos de controle de ervas daninhas, por exemplo.

 “Com a Adubação Biológica, tivemos redução de custo equivalente a 20 sacos de soja por alqueire, aproximadamente. Nosso balizamento são os produtores vizinhos. Colhemos os dados de produção deles que não usam adubo biológico e tiramos a média”, de acordo com Linori Lidio Cella, de Toledo (540 km de Curitiba) no Paraná.

 De acordo com o agricultor Adroaldo Girotto, de Palmeira das Missões (320 km de Porto Alegre) o trabalho da Microgeo tem se mostrado eficiente, inclusive com resultado. “Comecei aplicando a adubação biológica em 40% da propriedade há dois anos e agora estamos em 100% devido à qualidade da terra e do aumento da produção”, declarou Girotto.

fonte: Agrolink

23.03.2016

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.