Principais espaços de comercialização do mercado interno
No Brasil, constituiu-se um mito de que a agricultura orgânica não tem condições para atender a demanda mundial de alimentos e que só o modelo convencional é capaz de fazê-lo. A agricultura convencional é sinônimo de progresso, geração de emprego, riqueza e preocupação com a fome mundial , mas foi acreditando nessa crença que o país tornou-se o maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Por outro lado, a grande preocupação com a saúde humana e do meio ambiente também vem crescendo e despertando cada vez mais consumidores a buscar alternativas mais saudáveis e sustentáveis como fonte de consumo.
Atualmente, uma parcela importante da população urbana é consumidora de produtos orgânicos: 15% compram esses alimentos com regularidade nas grandes capitais (Pesquisa 2017). A saúde continua sendo a principal motivação para o consumo de orgânicos, mas a preocupação com o meio ambiente vem crescendo e se tornando um motivador entre os consumidores. Os compradores de orgânicos buscam principalmente os supermercados para as suas compras, sendo considerado o principal meio de comercialização de orgânicos no Brasil. As feiras são a segunda opção, atendendo a uma parcela importante desse mercado. Esses dois canais representam 90% dos locais de compra e merecem a atenção, representando as principais referências dos produtos orgânicos para o consumidor.
Se for considerado que o momento da compra é também o momento em que se identifica quais são os produtos orgânicos disponíveis, bem como a origem dos produtos, as informações disponíveis nos locais de comercialização e nos rótulos dos produtos são fundamentais para que o consumidor possa atentar à qualidade orgânica do produto. De um lado existe a predisposição em aumentar o consumo mas, por outro lado, observa-se uma demanda latente por maior clareza de informação sobre os produtos orgânicos.
Assim, atenção aos requisitos legais, da produção à comercialização, bem como um trabalho cuidadoso de marketing que ofereça maior clareza e segurança ao consumidor, são fundamentais para a permanência e crescimento desse mercado.
Clique na imagem abaixo e confira os principais espaços de comercialização do mercado interno:
Fonte: Produto orgânico: vamos falar sobre comercialização?/CI Orgânicos
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o manual do produto orgânico: vamos falar sobre comercialização? da Sociedade Nacional de Agricultura: