Soja orgânica vs. soja transgênica

O artigo trata do uso da transgenia na produção de soja como intensificador da liberação de forças destrutivas, com efeitos simultâneos sobre a natureza e os seres humanos que vivem e trabalham na agricultura. Para o autor, a agricultura familiar tende a se adaptar ao desenvolvimento tecnológico orientado pelos interesses do capital, correndo o risco de ser eliminada. Em sua opinião. A soja orgânica não constitui uma alternativa viável às propriedades familiares pesquisadas na região fronteira noroeste do estado do Rio Grande do Sul e possíveis perspectivas da agroecologia dependem de uma maior organização cooperativa dos agricultores e consumidores.
A auto-organização dos atingidos pela modernização capitalista da agricultura poderia permitir a construção de processos de aprendizagem, politização e mobilização social.
CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 19/08/2013
Conteúdo completo disponível em:
http://www.espacoacademico.com.br/065/65andrioli.htm
ANDRIOLI, A.I. Soja Orgânica versus Soja Transgênica: um estudo sobre tecnologia e agricultura familiar na região fronteira noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Universidade Johannes Kepler,
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.