Rio tem meta de aumentar em até 50% a produção de sementes orgânicas
Sementes Orgânicas:
A produção de sementes orgânicas é, hoje, um dos maiores gargalos para o desenvolvimento da produção de hortaliças orgânicas. Atualmente, há pouca oferta para atender à demanda dos agricultores e para a certificação de toda a cadeia produtiva de acordo com a Legislação vigente.
A aquisição de sementes tornou-se um dos principais desafios da cadeia produtiva orgânica atual, uma vez que a Instrução Normativa (IN) Nº 17, de 18 de junho de 2014, indica que cada estado publique, até 31 de dezembro, uma lista com as espécies obrigatoriamente oriundas de sementes orgânicas que serão utilizadas no ano seguinte.
De acordo com Maria do Carmo de Araújo Fernandes, pesquisadora da Pesagro-Rio, “a produção de sementes de qualidade produzidas sob manejo orgânico por instituições públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro e por iniciativas locais de agricultores familiares é ainda insuficiente e, atualmente, grande parte do cultivo orgânico é sustentado por sementes convencionais.”
Por isso, a secretaria estadual de Agricultura pretende aumentar em pelo menos 50% a disponibilidade de sementes orgânicas para os agricultores familiares do Estado do Rio de Janeiro, em conformidade com a IN Nº 17, de 2014. Para atingir essa meta, duas estratégias são necessárias:
1) Atender às exigências da IN 17 para regulamentar a produção e a comercialização de sementes orgânicas pela Pesagro-Rio. Para isso, já foram encaminhados ao Ministério de Agricultura (MAPA) os documentos para a viabilização do cadastramento da instituição como produtora de sementes; e 2) Dar prosseguimento à formação continuada de técnicos e agricultores guardiões de sementes locais e/ou crioulas visando à capacitação deles como multiplicadores desse patrimônio genético.
Há alguns anos, o estado vem trabalhando para promover o cultivo e a manutenção de sementes orgânicas. Em 2018, com apoio financeiro do Programa Rio Rural e do CNPq, foi inaugurada uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) no Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica da Pesagro-Rio, em Seropédica-RJ.
A unidade tem como objetivo atender às demandas das instituições que produzem sementes e, principalmente, apoiar as ações inovadoras de agricultores familiares fluminenses para a produção e manutenção de variedades de sementes locais e/ou crioulas.
As sementes crioulas são um patrimônio genético de extrema importância para a agricultura familiar e para a preservação da biodiversidade. São cultivadas e selecionadas ao longo de gerações por agricultores familiares, sendo adaptadas às condições locais de solo e clima.
Na UBS de Seropédica, são realizadas atividades de secagem, limpeza e classificação de sementes. Além dessas operações, são realizados também os procedimentos de armazenamento e análise de sementes, com registros de data, origem, percentual de germinação e teor de água para posterior conservação em câmaras climatizadas.
Em 2004, a Pesagro-Rio desenvolveu o seu primeiro projeto para a produção de sementes orgânicas de espécies olerícolas e de grãos, com atividades de coleta, caracterização e manutenção de cultivares tradicionais.
Fonte: Pesagro-RIO
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.
Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Tags: produção orgânica de sementes, Sementes Biodinâmicas, sementes crioulas, sementes e mudas orgânicas, tomate orgânico sementes.
Compartilhe:
Saiba mais sobre Produtor .
