Produção orgânica de morangos: qualidade do campo à mesa
Os sistemas de produção de base ecológica têm crescido em todo o mundo, bem como a procura por alimentos isentos de resíduos de agrotóxicos e produzidos respeitando à natureza e ao homem que nela vive.
Como a oferta de morangos orgânicos ainda é muito baixa nos mercados consumidores, existe um grande espaço para a produção e comercialização destes alimentos, garantindo trabalho e renda aos agricultores familiares.
O correto manejo das plantas e do ambiente de cultivo é o segredo para se conseguir uma boa produção de morangos em sistema orgânico. O objetivo deste trabalho é o de apresentar algumas características importantes a serem consideradas no sistema de produção de morangos orgânicos.
No cultivo a “céu aberto” é fundamental a seleção de áreas de plantio com exposição solar Leste/Norte, de forma que os primeiros raios de sol auxiliem no secamento das plantas, bem como a construção de canteiros altos e em lugares bem drenados. Da mesma forma, em cultivo protegido por túneis ou estufas, é importante o manejo adequado dessas estruturas (abertura e fechamento) de modo que as plantas permaneçam com as folhas secas durante todo o dia.
Quanto às cultivares, ‘Camarosa’, ‘Aromas’, ‘Oso Grande’, ‘Diamante’ e ‘Ventana’ têm apresentado ótimos resultados em produção e qualidade de frutas, com excelente aceitação pelos consumidores.
Fonte: Embrapa
Clique na imagem abaixo e confira o manual Como produzir morango orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.