Ocorrência e Importância de Inimigos Naturais de Pragas em Cultivo de Cajueiro Orgânico
Inicialmente encontrado em plantios subespontâneos restritos às faixas litorâneas e intercaladas com vegetação natural, o cajueiro (Anacardium occidentale L) foi submetido, há aproximadamente três décadas, a uma rápida expansão de sua área plantada (PARENTE et al., 1991). Extensas áreas foram desmatadas, formando-se imensos monocultivos e ensejando o desequilíbrio ambiental e consequente aumento da incidência e severidade das pragas. Cerca de uma centena de insetos e ácaros já foram constatados atacando o cajueiro, dos quais 20 espécies são consideradas de importância econômica (MESQUITA e MELO, 1991; BLEICHER e MELO, 1993).
As recomendações para controle das pragas do cajueiro são quase todas de natureza química, existindo poucas informações sobre a ocorrência de inimigos naturais e controle biológico. O desenvolvimento de um programa de manejo integrado necessita de conhecimentos sobre a fauna benéfica e microrganismos associados às pragas do cajueiro, bem como dos impactos na redução dos seus níveis populacionais. A biodiversidade e a importância econômica dos agentes naturais de biocontrole das pragas do cajueiro são aspectos de manejo da cultura que ainda não foram estudados com profundidade.
Para conceber e gerir sistemas agrícolas duráveis, é necessário compreender a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas naturais. Portanto, isso requer conhecimento aprofundado concernente à ocorrência, identificação, bioecologia, impacto e importância dos inimigos naturais presentes.
Fonte: Embrapa
Clique na imagem abaixo e confira o manual Produto Orgânico: Vamos a falar sobre comercialização? da Sociedade Nacional de Agricultura.
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura: