O vazio da ATER: Caminhos para a inclusão socioeconômica e ambiental da agricultura familiar
Qual o valor da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) como alavanca para o desenvolvimento rural sustentável? Será que uma ATER de qualidade e continuada consegue reduzir as desigualdades no campo? Qual o poder da ATER na transformação das vidas de famílias agricultoras na Amazônia?
Por meio de seu Programa Amazônia, o trabalho desenvolvido pela Fundação Solidaridad nos últimos 6 anos, com foco no desenvolvimento e na implantação de um modelo de ATER de impacto junto à agricultura familiar, buscou respostas a essas perguntas.
Na prática, os resultados e os desdobramentos desse trabalho têm demonstrado que o investimento num sistema de ATER de qualidade, como aquele desenvolvido na Transamazônica, gera grandes benefícios sociais, econômicos e ambientais. A sustentabilidade dos serviços de ATER ao longo do tempo depende não apenas da sua qualidade e longevidade, mas também da viabilidade econômica, numa análise do custobenefício feita por agricultoras e agricultores familiares.
Os resultados apresentados nesta publicação são inéditos para a região e para o segmento da agricultura familiar. Pela primeira vez, famílias produtoras pagam pela ATER cientes da sua capacidade financeira e do impacto dela em suas propriedades e vidas.
Trata-se de uma experiência promissora desenvolvida no âmbito de uma parceria entre Fundação Solidaridad, Coopercau e agricultores familiares com enorme potencial de replicação na região. Desejamos que esse modelo de sucesso possa se espalhar pela Amazônia juntamente com o seu impacto positivo já comprovado na prática. Seguimos nessa jornada, focados no fortalecimento da agricultura familiar como meio irrefutável para a redução das desigualdades e a inclusão social no meio rural. Apoiá-la de forma eficiente e efetiva garante a segurança alimentar, combate a crise climática e contribui para o equilíbrio ambiental do nosso país.
Clique na imagem abaixo e confira publicação da Fundação Solidaridad: “O vazio da ATER: Caminhos para a inclusão socioeconômica e ambiental da agricultura familiar” na íntegra:
Fonte: Fundação Solidaridad
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Tags: Assistência Técnica e Extensão Rural, desenvolvimento rural sustentável, Fundação Solidaridad.
Compartilhe:
Saiba mais sobre Produtor .

Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.