Importância, Comportamento e Sugestões de Manejo da Lagarta-saia-justa em Cultivo Orgânico de Cajueiro-anão
No Brasil, existe atualmente o registro de cerca de uma centena de espécies de insetos e ácaros associados ao cajueiro (Anacardium occidentale L.), das quais vinte espécies são consideradas de importância econômica. Entre elas, figuram alguns lepidópteros desfolhadores, a exemplo da lagarta-saia-justa, Cicinnus callipius Sch. (Lep.: Mimalllonidae), que além de reduzir a área foliar da planta, também se alimenta de inflorescências e brotações novas do cajueiro, comprometendo seriamente a produção.
Os produtos listados na literatura como eficientes no controle dessa praga são todos produtos sintéticos (BASTOS, 1975; MELO e BLEICHER, 2002) de uso proibido nos sistemas de cultivo orgânico. Este trabalho apresenta sugestões de controle alternativo aos inseticidas químicos, sobretudo para módulos de produção orgânica de cajueiro-anão precoce e de agricultura familiar. As recomendações estão fundamentadas no comportamento e bioecologia da praga e sua estreita relação com a planta hospedeira nas condições de campo, as quais são descritas a seguir.
Fonte: Embrapa
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura: