Fruit Logistica: A oferta orgânica de países em desenvolvimento e emergentes está crescendo
Abacates, mangas, limões, physalis, granadillas e muito mais – há uma grande variedade de frutas exóticas em qualidade orgânica no estande do Balcão de Promoção de Importações (IPD) na Fruit Logistica 2024 . “O orgânico é um critério chave que muitos produtores de países em desenvolvimento e emergentes usam para distinguir”, afirma a Dra. Julia Bellinghausen , Chefe do IPD. “Um número crescente de pequenas e médias empresas também está investindo em certificação. Nós os apoiamos no marketing no mercado europeu e os conectamos com compradores europeus através do programa IPD.” Este ano, a iniciativa de promoção das importações acompanha cerca de 40 empresas do Egito, Brasil, Costa do Marfim, Equador, Gana, Quénia, Colômbia, Marrocos, Peru e Ucrânia na feira internacional de frutas e legumes, que decorrerá de 7 a 9 de fevereiro de 2024 em Berlim.
Frutas exóticas em qualidade orgânica
Com Equador, Colômbia, Peru e o novo país parceiro do IPD, Brasil, a América do Sul está bem representada na Fruit Logistica. As empresas sul-americanas apresentam principalmente frutas tropicais e subtropicais no estande do IPD. Eles oferecem frutas de alta demanda, como manga e abacate, em qualidade orgânica. Por exemplo, estão representados dois especialistas em manga do Peru.
Empresas da Colômbia também oferecem limões, physalis, granadillas e pitaias em qualidade orgânica. Uma empresa equatoriana está a abrir novos caminhos: o produtor de vegetais converteu a sua produção de brócolos para métodos de agricultura biológica. Isto torna o popular vegetal de qualidade orgânica disponível aos compradores europeus durante todo o ano.
A feira internacional de frutas e legumes acontecerá de 7 a 9 de fevereiro de 2024 em Berlim
Mirtilos de uma altitude de 3.000 metros
Os mirtilos continuam a ser muito procurados. O IPD tem, portanto, muitos produtores de frutos silvestres de vários países, continentes e zonas climáticas em seu programa, a fim de poder oferecer aos compradores interessados o popular fruto durante todo o ano. Empresas da Ucrânia, Peru e Equador estão representadas na Fruit Logistica. Apesar da guerra, as empresas ucranianas de IPD continuam a produzir e a fornecer aos seus parceiros comerciais europeus frutos silvestres de alta qualidade. No Peru, o IPD apoia pequenas e médias empresas que cultivam mirtilos. E do Equador, o IPD apresenta um produtor cujos mirtilos aromáticos crescem a uma altitude de 3.000 metros.
Abacaxi fresco
Produtores de abacaxi do Equador, Costa do Marfim e Gana estão vindo para a Fruit Logistica. A empresa familiar equatoriana especializou-se no cultivo da variedade MD2. Além disso, duas empresas da África Ocidental oferecem outras variedades, como o Pão de Açúcar.
Ervas frescas
Cinco países africanos estão representados no stand do IPD na Fruit Logistica. Além de abacaxi, manga, abacate, uva e romã, eles também trazem para Berlim batata doce, abóbora Hokkaido, pimenta malagueta, cebola e alho, além de ervas frescas. Empresas do Egito e do Quénia fornecerão uma grande seleção de ervas frescas, como manjericão, salsa, endro, tomilho, alecrim e capim-limão.
IPD na Fruit Logistica: Halle 25 | C-03
Parceiros na transformação: Balcão de promoção de importação com novo logotipo
O Import Promotion Desk (IPD) faz parte da recém-fundada rede de políticas de desenvolvimento “Partners in Transformation – Business & Development Network”. O Ministério Federal da Cooperação e do Desenvolvimento Económico (BMZ) está a agrupar os seus programas para os intervenientes económicos nesta nova rede. O objetivo comum dos “Parceiros na Transformação” é impulsionar a transformação económica socioecológica e feminista nos países parceiros. Sob o novo logótipo e nova marca “Partners in Transformation – Business & Development Network”, o IPD irá intensificar o networking de empresas de países em desenvolvimento e emergentes com parceiros europeus.
Fonte: Bio Eco real
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.