Controle de formigas cortadeiras na produção orgânica de frutas, com utilização de isca biológica
O controle de formigas é um dos principais gargalos para a agricultura, especialmente nos sistemas orgânicos de produção, que não permitem a utilização de insumos químicos sintéticos ou materiais transgênicos (Brasil, 1999). As formigas atuam em diversas espécies vegetais, causando perdas a diferentes sistemas de produção devido à utilização de substratos vegetais frescos para cultivo do fungo do qual se alimentam (ANJOS et. al.,1998).
Dentre as diferentes formulações de formicidas utilizados para o controle de formigas (iscas granuladas; pó; soluções emulsionáveis e termonebulização), as iscas granuladas são as mais eficientes e em uso corrente.
Considerando as exigências dos sistemas orgânicos pela aplicação de princípios agroecológicos que contemplem o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, optou-se por testar uma isca biológica no controle de formigas Atta sexdens sexdens e Acromyrmex balzani, que atacavam o pomar de manga e outras fruteiras cultivadas em sistema orgânico de produção.
Nesse contexto, este trabalho visou avaliar a eficiência e validar o produto comercial à base de extrato natural de Tephrosia candida e extrato oleoso de folhas de Psychotria marcgravii, em área de produção orgânica de frutas na região da Chapada Diamantina, Estado da Bahia. O referido produto tem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, sob nº 04712, com a seguinte composição:
• Tephrosia candida (parte aérea) – 335 g/Kg (33,5% m/m);
• Teor do Princípio Ativo (Flavonas saponicas do tipo rotenóide) – 4,5 g/Kg (0,45% m/m);
• Outros Ingredientes – 660,5 g/Kg (66,05% m/m);
• Extrato oleoso (30% folhas de Psychotria marcgravii) – 10 ml/Kg (1% m/m).
Ressalta-se que este trabalho está em consonância com o conceito de “extensão de uso” para as espécies de formigas cortadeiras, anteriormente citadas.
Fonte: Embrapa
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o manual Guia do Produtor orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura: