Bactérias Diazotróficas em Abacaxizeiros e Bananeiras: Técnicas de Inoculação e Monitoramento
As bactérias diazotróficas têm sido isoladas de várias culturas, além de leguminosas e gramíneas, que têm importância econômica e social. De plantas de tubérculos como a mandioca foram isoladas bactérias do gênero Burkholderia, entre outras (Balota, 1994). Já em plantas de batata-doce, têm sido detectadas espécies de Azospirillum ( Hill et al., 1983) e Acetobacter diazotrophicus (Paula, 1992). Esta última espécie também tem sido isolada de plantas de café (Jiménez- Salgado et al., 1998).
Na rizosfera de fruteiras tropicais têm sido isoladas espécies de Azospirillum (Subba Rao, 1983; Ghai & Thomas, 1989). Espécies deste gênero e bactérias diazotróficas do tipo Herbaspirillum e Burkholderia foram também isoladas de raízes e partes aéreas de abacaxizeiros e bananeiras(Weber, 1998). As bactérias do gênero Azospirillum também foram identificadas em raízes de palmeiras (Ferreira et al., 1995).
As bactérias diazotróficas podem estimular o crescimento de plantas, como, por exemplo, batata-doce (Paula, 1992), mandioca (Balota, 1994), abacaxi e banana (Weber, 1998). Não existe, porém, evidência da fixação biológica de nitrogênio (FBN) nessas plantas, em contraste ao que ocorre com gramíneas. A contribuição principal das bactérias parece estar relacionada com a produção de substâncias reguladoras de crescimento.
As bactérias do gênero Azospirillum são capazes de produzir hormônios de crescimento (Fayez & Daw, 1987; Bashan & Levanony, 1990; Bric et al., 1991; Okon & Landera Gonzalez, 1994), bem como outras bactérias diazotróficas (Balota, 1994; Bevivino et al., 1994; Malik et al., 1997).
A aplicação das bactérias diazotróficas em mudas de abacaxi e banana torna-se bastante facilitada, uma vez que as plantas são propagadas vegetativamente. A inoculação de mudas das fruteiras é particularmente importante com a micropropagação, sendo que as plantas podem ser colonizadas no laboratório pelas bactérias livres da concorrência com a microbiota indesejável do solo.
Fonte: Embrapa
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura: