Adubação orgânica em videira de vinho cultivada no Submédio São Francisco
A vitivinicultura é uma atividade de grande importância social e econômica para o Submédio do Vale do São Francisco. O cultivo ocorre em solos que, via de regra, são de baixa fertilidade natural, caracterizada por baixos teores de matéria orgânica, em torno -1 de 10 g.kg , resultando em baixos teores de nitrogênio e de fósforo. A adição de adubos orgânicos, como estercos e compostos, é essencial para incrementar os teores de matéria orgânica desses solos.
A matéria orgânica proporciona benefícios para o solo, melhorando suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Os nutrientes presentes em adubos orgânicos, especialmente o nitrogênio e o fósforo, possuem liberação mais lenta do que aqueles provenientes dos fertilizantes minerais, pois são dependentes da mineralização da matéria orgânica, proporcionando disponibilidade ao longo do tempo, o que favorece seu aproveitamento pelas plantas.
Considerando-se as exigências nutricionais da videira (Vitis vinifera L.), a adubação orgânica exerce um papel essencial nesta cultura, uma vez que a matéria orgânica é fundamental na construção e manutenção da fertilidade do solo, que influencia inúmeras características, dentre elas, liberação lenta dos macro e micronutrientes, aumento da capacidade de troca iônica e melhoria da capacidade tampão do solo.
Fonte: Embrapa
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.