
Vinho orgânico vive crise na França
Regras diferentes para emissão de certificados na França cria disputa legal e setor de vinho orgânico pode entrar em crise. Na França existe dois selos reconhecidos como orgânicos, o AB, emitido pela Agence Bio, que segue rígidas regras ambientais, proibindo uso de pesticidas e herbicidas químicos da família CMR. Já o selo oficial, emitido pelo Estado francês, o HVE, da Haute Valeur Environmentale segue a lei ambiental francesa, que permite, por exemplo, uso de pesticidas CMR1 sob aprovação do ministério da agricultura e liberam a família CMR2.

Brasil recebe primeira carga de vinhos orgânicos certificados pelo Sistema Participativo de Garantia
Os vinhos são produzidos por agricultores familiares chilenos e foram exportados ao Brasil depois do acordo firmado com o Chile. Entendimento firmado entre o Brasil e o Chile no início deste ano, que permitiu o nivelamento dos requisitos de certificação de orgânicos entre os dois países.

Amêndoas de cacau são incentivo à inovação de produtos
Há alguns anos, comer diretamente a amêndoa do cacau, de gosto forte e amargo, era algo quase impensável. Hoje, devido ao aperfeiçoamento da produção, com a seleção criteriosa do produto e adição de outros ingredientes, é possível não só ingerir a amêndoa pura, como também aproveitá-la para produzir vinhos, cachaças, cervejas, geleias e, claro, o próprio chocolate, que ganhou status de especial.