Adubação Orgânica de Beterraba com Composto obtido a partir da Mistura de Palhada de Gramínea e de Leguminosa
A matéria orgânica é um componente de fundamental importância para a manutenção da fertilidade em solos tropicais e subtropicais. O elevado custo e a pouca disponibilidade de fertilizantes orgânicos tradicionalmente utilizados estão favorecendo a utilização de compostos para esta finalidade.
Este trabalho avaliou diferentes formulações e diferentes períodos de compostagem em compostos obtidos a partir da mistura de palhada de capim Napier e de Crotalaria juncea, utilizados como adubação de base para beterraba cultivada em sistema orgânico.
Foram estudadas as seguintes formulações: 100C – 100% de Crotalária, 66C33N – 66% de Crotalária + 33% de Napier e 33C66N – 33% de Crotalária + 66% de Napier. Os períodos de compostagem avaliados foram 30, 60 e 90 dias. Além destes tratamentos, foram incluídos o esterco bovino e a testemunha absoluta.
Os tratamentos 100C – 60 dias, 100C – 90 dias e 66C33N – 90 dias proporcionaram produções de massa fresca de raízes significativamente superiores à testemunha absoluta. Demonstrou-se que os compostos estudados podem substituir o esterco bovino na adubação de base de beterraba produzida em sistema orgânico.
Fonte: Embrapa
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.