Agricultura de base ecológica em sistemas urbanos: potencialidades, limitações e experiências
A agricultura urbana conduzida com princípios ecológicos é uma alternativa para produzir alimentos saudáveis, mas exige planejamento e tecnologias adequadas. Esta abordagem ecológica deve basear-se na diversidade das culturas, nos fertilizantes orgânicos ou minerais de origem natural e no controle de pragas e doenças por meios não tóxicos.
O cultivo de diferentes espécies é garantia de riqueza alimentar e oferta de produtos variados. Compostos, biofertilizantes e adubos verdes apresentam-se como recursos nutritivos orgânicos. Bioinseticidas, inimigos naturais e utilização de preparações botânicas constituem pragas e doenças adequadas estratégias de gestão para a agricultura urbana. As experiências internacionais tratam da aplicação destes princípios na produção de rações, enfatizando as parcelas diversificadas na Áustria e o sistema denominado organoponico em Cuba.
No Brasil são relatados desde os trabalhos pioneiros em agricultura urbana ecológica iniciados em Belo Horizonte, MG, até os mais recentes implementados em Campinas, SP, e Natal, RN. Também são apresentadas as experiências desenvolvidas no Rio de Janeiro, RJ, no programa de agricultura urbana de São Paulo, SP e nas iniciativas de Brasília, DF.
Esta publicação teve como objetivo, portanto, apresentar a importância e as alternativas do manejo agrícola baseado em princípios ecológicos na atividade agrícola urbana, suas limitações, além de descrever experiências realizadas em diversas cidades e países do mundo.
Fonte: Embrapa
Clique na imagem abaixo e confira o manual Produto Orgânico: Vamos a falar sobre comercialização? da Sociedade Nacional de Agricultura.
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura: