Mercado orgânico dos EUA registra vendas recordes em 2023
As vendas de produtos orgânicos certificados nos EUA aproximaram-se dos 70 mil milhões de dólares em 2023, um novo recorde para o setor. As vendas em dólares para o mercado orgânico americano atingiram US$ 69,7 bilhões no ano passado, um aumento de 3,4%, de acordo com a Pesquisa da Indústria Orgânica de 2024 divulgada terça-feira pela Organic Trade Association (OTA).
Apesar da persistente inflação de preços observada em todos os corredores de varejo, os consumidores permaneceram atentos às suas prioridades nos produtos que escolheram para si e para suas famílias, valorizando a saúde e a sustentabilidade e buscando o rótulo Orgânico do USDA. O mercado orgânico recalibrou a sua cadeia de abastecimento e reconciliou o custo de fazer negócios, em parte, com o aumento dos preços de retalho. A indústria continuou a crescer, com as vendas de alimentos orgânicos em 2023 totalizando US$ 63,8 bilhões e as vendas de produtos orgânicos não alimentares totalizando US$ 5,9 bilhões.
“É encorajador ver que os orgânicos estão crescendo basicamente na mesma proporção que o mercado total. Face à inflação e considerando que os produtos biológicos já são vistos como uma categoria premium, o crescimento atual mostra que os consumidores continuam a escolher produtos biológicos face aos desafios económicos e aos aumentos de preços. Embora os produtos orgânicos sejam agora um setor em maturação no mercado, ainda temos muito espaço para crescer”, afirma Tom Chapman, co-CEO da OTA.
Matthew Dillon, co-CEO da OTA, acrescenta que para alcançar este crescimento, “É essencial educar os consumidores de que a escolha de produtos orgânicos é uma forma simples de enfrentar alguns dos maiores desafios que enfrentamos. Quer se trate de aceder a alimentos saudáveis, melhorar a transparência nas cadeias de abastecimento, mitigar as alterações climáticas, apoiar a resiliência económica rural, proteger os recursos naturais ou concretizar uma infinidade de outros benefícios, comunicar eficazmente e cumprir estas promessas é a chave para expandir a participação dos produtos biológicos no nosso jantar. placa.”
Em 2023, o aumento das vendas em dólares no mercado orgânico foi impulsionado mais pelos preços do que pelas vendas unitárias. Mas dito isto, os consumidores aumentaram as suas compras de muitos produtos orgânicos. Foram relatados aumentos nas vendas unitárias de até 40% dos produtos monitorados na pesquisa deste ano. A pesquisa também mostrou que os preços de muitos produtos não orgânicos subiram a um ritmo mais rápido do que os produtos orgânicos. Isto significa que a diferença de preços entre os produtos convencionais e orgânicos está a diminuir, o que deverá ajudar a impulsionar o crescimento dos produtos biológicos em 2024.
Os principais vendedores orgânicos
A produção manteve-se como a maior categoria orgânica em 2023, continuando a ser o principal ponto de entrada dos consumidores no mercado orgânico. Os produtos orgânicos atendem ao desejo do consumidor por alimentos limpos e saudáveis, e à importância do benefício crítico dos orgânicos de não serem tóxicos.
pesticidas sintéticos são fáceis de entender ao comprar frutas ou cenouras orgânicas. Em 2023, a categoria cresceu 2,6%, para US$ 20,5 bilhões. Os produtos orgânicos agora representam mais de 15% do total das vendas de frutas e vegetais nos EUA. Os mais vendidos na seção de produtos orgânicos foram abacates, frutas vermelhas, maçãs, cenouras e saladas embaladas, e as bananas orgânicas tiveram um crescimento mais forte em 2023 do que as bananas não orgânicas.
A segunda categoria de alimentos mais vendida nos corredores orgânicos foi a categoria de alimentos, com vendas de US$ 15,4 bilhões, com um crescimento de 4,1%. Esta nova categoria representa muitos dos produtos anteriormente agrupados em pães e grãos, condimentos e alimentos embalados e preparados. Com 21 subcategorias diferentes, perto de 40 por cento das vendas na categoria de alimentos foram impulsionadas pelos três melhores desempenhos – padaria nas lojas e pães frescos com vendas de US$ 3,1 bilhões, com um ganho de quase 3 por cento, produtos secos para café da manhã com aumento de cerca de 8%. por cento, para US$ 1,8 bilhão em vendas, e alimentos para bebês e fórmulas, US$ 1,5 bilhão, para um ganho robusto de quase 11%.
As bebidas foram a terceira maior categoria orgânica em 2023, registrando US$ 9,4 bilhões em vendas, um aumento de 3,9%. Como sempre, esta categoria foi um impulsionador da inovação com bebidas funcionais, seja para maior hidratação ou concentração mental, desempenhando um papel de destaque. 2023 também viu um aumento no número de novas bebidas orgânicas não alcoólicas e mocktails. Por outro lado, as vendas de vinho orgânico aumentaram 2,5%, para US$ 377 milhões, e bebidas alcoólicas e coquetéis orgânicos, embora ainda sejam o menor setor de bebidas, com US$ 59 milhões, registraram um crescimento superior a 13%.
Laticínios e ovos orgânicos, a quarta maior categoria no mercado de alimentos orgânicos, são outra porta de entrada para consumidores que desejam fontes de proteína limpas e éticas com menores impactos ambientais. Em 2023, as vendas de laticínios e ovos orgânicos aumentaram 5,5%, atingindo US$ 8,2 bilhões. Os laticínios e ovos orgânicos representam agora mais de 8% de todas as vendas de laticínios e ovos. As vendas de leite e creme aumentaram quase 5%, para US$ 4,2 bilhões, e a categoria de alternativas aos laticínios orgânicos cresceu quase 14% em 2023, para cerca de US$ 700 milhões.
A taxa de crescimento nas vendas das categorias orgânicas não alimentares foi mista. Os produtos de cuidados pessoais tiveram o crescimento mais forte em 2023, com as vendas atingindo US$ 1,3 bilhão, um aumento de quase 7%, e as vendas de suplementos orgânicos aumentaram mais de 4%, para US$ 2,1 bilhões. A fibra orgânica continua a ser o maior segmento dos produtos orgânicos não alimentares dos EUA, representando 40% das vendas da categoria em 2023, de cerca de 2,4 mil milhões de dólares. As vendas de fibra orgânica permaneceram essencialmente estáveis ano após ano, não devido à falta de interesse dos compradores, mas mais restritas por questões da cadeia de abastecimento.
Orgânico continua se destacando em um crescente mar de rótulos
O número de reivindicações e rótulos continuou a crescer nos corredores do varejo em 2023, mas o selo orgânico continuou a se destacar entre os consumidores. O crescente foco do consumidor na saúde pessoal e familiar, na sustentabilidade e no desejo por produtos limpos, livres de antibióticos, hormônios, conservantes e corantes, fez com que os compradores recorressem aos produtos orgânicos. Cada vez mais consumidores estão conscientes dos potenciais benefícios para a saúde associados aos alimentos biológicos, e muitos consumidores, especialmente a geração Z, estão cada vez mais conscientes das implicações éticas das suas escolhas alimentares e procuram produtos que se alinhem com os seus valores, como o bem-estar animal. , comércio justo e apoio aos agricultores orgânicos.
A investigação mostra um interesse consistente e crescente pelos produtos biológicos por parte dos Millennials e da Geração Z. Estas gerações cresceram com produtos biológicos e sustentabilidade, e a saúde das pessoas e do planeta são prioridades para estes consumidores. Os especialistas do setor veem isto como uma oportunidade para os produtos orgânicos, com o setor bem posicionado para atender aos atributos e valores dos produtos buscados pelos consumidores hoje e pelas gerações futuras. Em 2030, a população dos EUA consistirá de uma maioria liderada pela geração Millennial, Geração Z e gerações mais jovens.
Mas o futuro dos produtos orgânicos não está isento de desafios. O termo mais recente que adiciona confusão ao mercado é “regenerativo”. Embora os rótulos regenerativos ainda não sejam necessariamente uma prioridade para os consumidores, os atributos que afirmam representar incluem a saúde do solo, o bem-estar animal e humano e a biodiversidade – atributos já incorporados pelo selo Orgânico do USDA. À medida que novas certificações se desenvolvem em torno da agricultura regenerativa, existe a preocupação de que os consumidores fiquem confusos, tornando ainda mais importante elevar a educação orgânica.
Metodologia
A pesquisa deste ano foi realizada no início de 2024 e produzida em nome da Organic Trade Association pelo Nutrition Business Journal (NBJ). Numerosas fontes de dados foram compiladas para criar uma imagem tão completa quanto possível da indústria orgânica, que consiste em grande parte de empresas privadas. As entradas incluem, mas não estão limitadas a, dados de pontos de venda, entrevistas com especialistas, dados de relatórios anuais e dados de pesquisas diretas e aprofundadas. Aproximadamente 65 empresas completaram uma parte significativa da pesquisa aprofundada.
Num esforço para representar melhor a forma como os produtos são comercializados nos corredores dos supermercados, as novas categorias de produtos orgânicos estão sendo apresentadas no relatório de 2024. Produtos frescos e com estabilidade de prateleira que tradicionalmente faziam parte da categoria de alimentos embalados e preparados, pães e grãos e condimentos agora fazem parte, em grande parte, da nova categoria de alimentos. Os produtos frescos, a maior subcategoria orgânica, são agora uma categoria própria, uma vez que os produtos congelados e enlatados estão agora na categoria de mercearia.
Os resumos executivos da pesquisa estão disponíveis para a mídia mediante solicitação. O relatório completo pode ser adquirido; pedidos online podem ser feitos nesta página.
A Pesquisa da Indústria Orgânica da OTA de 2024 está disponível na íntegra como um benefício aos membros da associação.
Sobre a Associação Comercial Orgânica
A Organic Trade Association (OTA) é a associação empresarial baseada em membros para agricultura e produtos orgânicos na América do Norte. A OTA é a principal voz do comércio orgânico nos Estados Unidos, representando mais de 500 empresas orgânicas em 50 estados e 9.500 agricultores através do seu Conselho Consultivo de Agricultores. Seus membros incluem produtores, expedidores, processadores, certificadores, associações de agricultores, distribuidores, importadores, exportadores, consultores, varejistas e outros. O Conselho de Administração da OTA é eleito democraticamente pelos seus membros. A missão da OTA é promover e proteger a ORGANIC com uma voz unificadora que serve e envolve os seus diversos membros, desde a exploração agrícola até ao mercado.
Fonte: OTA – Organic Trade Association
Clique na imagem abaixo e confira o manual Produto Orgânico: Vamos a falar sobre comercialização? da Sociedade Nacional de Agricultura.
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Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura: