O que é a agricultura regenerativa?

Para um leitor assíduo de nosso site, não é novidade o significado de Agricultura Regenerativa e os pontos positivos que ela agrega ao ecossistema. Mas, pensando no amplo alcance, e novos leitores, fazemos as seguintes perguntas: Você sabe o que é Agricultura Regenerativa? Qual a diferença dessa para uma Agricultura Convencional?
De acordo com a matéria “O que é Agricultura Regenerativa?”, de Felipe Villela, somos levados a refletir sobre os impactos negativos que as práticas atuais de uso da terra têm causado ao nosso planeta. A matéria traz dados e fatos a respeito do setor agrícola, uso de pesticidas, degradação do solo, expansão dos desertos e desmatamento.
“As emissões precisam ser reduzidas, o carbono precisa ser estocado no solo, enquanto a perda de biodiversidade, a desertificação e a degradação da terra precisam ter um fim. Acreditamos que a Agricultura Regenerativa tem o potencial para atender essa necessidade.” Nesse trecho podemos ver a importância que a Agricultura Regenerativa possui no que tange a não degradação de nosso ecossistema.
Villela explica de forma clara a diferença entre os termos “sustentabilidade” e “regeneração”, levando-nos a refletir sobre como cada meio atua na agricultura e o que faz cada um.
A matéria em questão aborda aprofundadamente os cinco princípios da Agricultura Regenerativa, sendo eles o Solo, a Água, a Biodiversidade, o Carbono e o Socioeconômico. A Agricultura Regenerativa tem como objetivo melhorar de forma ativa todos esses elementos, através da utilização de espécies perenes com raízes profundas.
Qual a diferença entre Regenerativo, Agrofloresta e Orgânico? Quais são os projetos que fazem a diferença no meio regenerativo? Para total compreensão dessas e as questões apresentadas inicialmente em nossa coluna, leia a matéria completa da qual tivemos base para este resumo.
Fonte: Felipe Villela, Um Só Planeta.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.