Notícia

Projetos querem facilitar o acesso a alimentos de pequenos produtores

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 2 de setembro de 2019.

O objetivo é fazer uma conexão de forma transparente, com transações que não enganam ninguém.

“Nós auxiliamos os produtores com informação de mercado e orientamos sobre a melhor forma de estruturar a logística de entrega. Organizamos para que eles possam produzir de forma local e regional”, diz Leripio.

“A demanda por um consumo saudável é uma tendência”, completa Carina Pimenta, diretora de operações da Conexus, uma rede de empreendedores sociais que tem como uma de suas missões expandir a atividade produtiva sustentável no país.

Um dos projetos apoiados pela Conexsus é a Central do Cerrado, que reúne cooperativas sem fins lucrativos de sete estados (MA, TO, PA, MG, MS, MT e GO). A Conexsus tenta ajudar no desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócio, além de facilitar o acesso ao mercado.

Segundo Susy, o que vem da floresta ou do cerrado normalmente não consegue competir de igual para igual com industrializados —seja pelo preço, mais alto, ou até mesmo pela apresentação nas gôndolas das lojas. “Mas os clientes já estão pedindo esse tipo de produto”, afirma.

“Ajudamos as empresas a entender os desafios locais, dentro de um relacionamento justo e ético. Nosso foco é a economia oculta da floresta”, diz Patrícia Gomes, coordenadora do Origens Brasil.

Fonte: Folha de São Paulo

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.