Produtor

Corrida pelo alimento carbono zero

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 14 de janeiro de 2022.
Foto: site NoCarbon

Grandes indústrias de setor de alimentos como a Nestlé e a Danone, prometem nos próximos anos reduzir e até zerar suas emissões de carbono. A Guaraci Agropastoril, de São Paulo, lançou o primeiro leite orgânico. No Carbon e essa certificação consta das embalagens. Isso significa que todas as emissões de gases efeito estufa geradas durante a cadeia de  produção dos laticínios, são compensadas pela plantação de árvores nativas. O leite orgânico é certificado pelo IBD e adicionalmente nas embalagens consta, também, a certificação de bem-estar animal. 

Situada dentro da Fazenda da Toca, a Guaraci Agropastoril, produz atualmente 4.000 litros diários de leite que são comercializados em alguns supermercados de São Paulo. Atualmente, com a produção atual, já plantaram  mais de 9.000 árvores todos os anos, todas sendo árvores nativas da região da Mata Atlântica.  Para Luis Fernando Laranja, sócio da Guaraci Agropastoril, representam certificações bastante severas e de muita credibilidade. “Investimos cerca de R$ 5 milhões em desenvolvimento e lançamento da marca e nas certificações”, afirmou.

Multinacionais anunciam redução de emissões

Grandes empresas de alimentos anunciam metas globais de zerar suas emissões de carbono nos próximos anos, assim a  Nestlé pretende, até 2050,  zerar suas emissões de carbono até 2050.  Um dos principais desafios das indústrias de laticínios e a redução a nível dos pecuaristas. Na produção do leite Ninho Nestlé  criou um projeto que orienta em técnicas de bem estar animal, tratamento de regatos e agricultura regenerativa. A Danone, certificada B, pelo Benefit Corp, aposta na fazendas dos fornecedores na implementação da  integração pecuária-floresta (IPF), e no bem estar animal pela recuperação das pastagens e a sombra oferecida ao gado. Em Minas Gerais a Danone recebeu para sua fábrica de nutrição a certificação Carbon Trust. 

Leia a noticia completa, fonte: No Carbon Milk,  Istoé Dinheiro

 

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.