Agricultores familiares passam a abastecer 100% das escolas públicas do DF
Todas as escolas públicas do Distrito Federal passaram a receber, a partir desde mês, alimentos cultivados em pequenas propriedades rurais de Brasília. Ao todo, 7 mil chácaras de agricultura familiar foram cadastradas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A entrega dos produtos, direto da horta, é feita toda segunda-feira nos colégios. Os agricultores são responsáveis por 30 itens do cardápio escolar.
De acordo com a Emater-DF, no ano passado 10 regionais eram atendidas pelos produtores locais. Agora, as 14 regionais recebem os alimentos que beneficiam 480 mil alunos da rede pública.
A ampliação do programa foi possível a partir do aumento de 35% no valor repassado pelo governo federal ao GDF. Em 2018, foram R$ 14 milhões e agora, em 2019, os recursos subiram para R$ 19 milhões.
O gerente do escritório de comercialização da Emater, Blaiton Carvalho, explica que o aumento foi solicitado por um comitê formado pela Emater, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Educação.
Legislação sobre agricultura familiar
Uma lei de 2009 determina que 30% do valor repassado pelo PNAE deve ser destinado a compra de alimentos da agricultura familiar. A medida é uma forma de incentivo aos agricultores locais.
Clique na imagem abaixo e leia matéria na íntegra:
Fonte: G1
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.