No “oásis do Ceará”, maior fazenda de acerola orgânica do mundo é exemplo de boas práticas
Ubajara, localizado na Serra da Ibiabapa, a 320 km de Fortaleza, é considerado o oásis do Ceará. Dos milhares de turistas que visitam as grutas, cavernas e cachoeiras do município, muitos desconhecem que próximo dali está a maior fazenda produtora de acerola orgânica do mundo. É a Fazenda Amway Nutrilite do Brasil, em Ubajara, a maior propriedade da empresa norte-americana Nutrilite, que tem plantações no México e nos Estados Unidos.
“As boas práticas agrícolas ajudam na preservação dos recursos naturais, a construir um solo saudável, rico em vida e matéria orgânica. Tudo isso, combinado com a tecnologia e a agricultura de precisão que utilizamos aqui, trouxe eficiência e robustez à nossa cadeia de produção”, diz Talita Adeodato, gerente agrícola da propriedade.
O cultivo de acerola em larga escala ainda é muito recente se comparado com outras culturas. “Em quase três décadas de história de produção comercial, a Nutrilite está há 12 anos plantando e pesquisando sobre a fruta. Isso faz com que a fazenda tenha hoje as mais avançadas técnicas de controle e manejo conhecidas”, afirma Talita.
Agricultura biodinâmica e sustentável
A Fazenda Amway Nutrilite adota manejos da agricultura biodinâmica, que mescla conhecimentos químicos, geológicos e astronômicos. Entre as diferentes práticas sustentáveis da propriedade estão, por exemplo, o uso eficiente da água, por meio do monitoramento da umidade do solo por sensores, e a análise do clima baseada em dados meteorológicos, que chegam via satélite em tempo real e servem para definir a aplicação correta de água.
Outro destaque na preservação dos recursos hídricos é a utilização de sistema de irrigação por gotejamento. A ferramenta permitiu reduzir o consumo de água em até 60%.
A Nutrilite usa ainda a adubação verde, que ajuda a melhorar a fertilidade do solo e contribui para reduzir a necessidade do uso de adubos químicos, além de preservar a umidade e criar um ambiente perfeito para os microrganismos.
Em outra frente, para reduzir seus custos de produção, evitar o desperdício e liberar a lavoura mais cedo para a nova florada, a fazenda passou a adotar equipamentos para mecanizar a colheita da acerola.
Outro destaque é a introdução de colmeias de abelhas nativas nos pomares de acerola, técnica que tem como objetivo aumentar a taxa de polinização – e, com isso, também a produtividade. Em 2023, a propriedade acertou parcerias com especialistas e universidades para o trabalho de avaliação do manejo com polinizadores na flora local.
A ideia é manter a biodiversidade para as abelhas mesmo na estação seca. Até o momento, os técnicos já catalogaram a presença de 13 espécies de abelhas nativas nos pomares.
Práticas no âmbito social
No pilar social dos esforços sustentáveis, a fazenda realiza ações internas e externas para promover segurança, saúde, bem-estar, desenvolvimento e formação de cidadãos.
O gerente de excelência operacional da Amway, Joaquim Duran, relata que parte dos resíduos do cultivo da acerola é reaproveitada na fabricação de artesanato, móveis e sabão ecológico, o que gera renda extra para as famílias.
Fonte: Globo Rural
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura: