É Bio: oportunidades de cultivo de maçãs orgânicas na Europa
Símbolo de saúde e bondade, as maçãs estão entre as frutas mais populares no panorama orgânico europeu. It’s Bio , o projeto financiado pela União Europeia e pelo AOP Vi.Va Group, para a promoção de valores e qualidade orgânicos na Itália, Bélgica e Grécia, faz um balanço de um setor vital no panorama das frutas.
Maçãs orgânicas representam atualmente entre 5 e 10% do mercado total na Itália , uma fatia bastante estável ao longo do tempo, mas com uma área de produção em expansão. Em 2023, na Itália, foi alcançada uma área total de aproximadamente 9.000 hectares para a produção de maçãs orgânicas, com um crescimento de 5% em relação a 2022. Os volumes de produção de maçãs orgânicas na Itália também estão evoluindo positivamente: em 2023, ultrapassaram 200.000 toneladas, concentradas em três regiões-chave, como Trentino-Alto Adige, Veneto e Emilia-Romagna, onde as práticas de agricultura orgânica são generalizadas. O crescimento da demanda internacional é essencial para o crescimento do mercado de maçãs orgânicas.
De acordo com dados da Nomisma, as exportações de maçãs orgânicas italianas registraram um aumento de 10% em 2023 , com desempenhos particulares na Alemanha e na França. O mercado do Benelux , que o projeto It’s Bio está mirando, vê um forte crescimento na demanda por maçãs orgânicas e espera-se que o mercado continue a se expandir a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de mais de 10% até 2027 (Fonte: IFOAM Organics Europe). Na Grécia, o crescimento da demanda por produtos orgânicos é mais lento e é registrado principalmente em grandes centros urbanos, mas as previsões ainda são positivas. (Fonte: IFOAM)
A análise do perfil dos consumidores italianos de maçã orgânica destaca a atenção particular à saúde, sustentabilidade ambiental e qualidade dos alimentos. Maçãs orgânicas são escolhidas para evitar produtos químicos sintéticos e uma dieta natural baseada em alimentos que são percebidos como mais seguros e nutritivos, destacando como a sensibilidade em relação às questões ambientais é alta. Os consumidores de maçã orgânica são frequentemente pessoas que escolhem produtos sustentáveis, preocupadas com o impacto da agricultura na biodiversidade e no clima. Os principais consumidores são famílias, especialmente com crianças pequenas, de uma faixa socioeconômica média-alta dispostas a pagar um preço mais alto para ter produtos de qualidade certificada. Hoje, os desafios das maçãs orgânicas são representados por métodos de produção cada vez mais sustentáveis e ecologicamente corretos, mas também uma escolha varietal que combina tradição com inovação, como no caso das variedades Gala e Candine .
A maçã Gala é muito apreciada por seu sabor doce e crocância e continua sendo a protagonista das mesas italianas, com volumes que estão aumentando em comparação aos anos anteriores. Ao lado dessa variedade tradicional, a Candine está se consolidando como uma variedade inovadora que combina sabor e longa vida útil, sem sacrificar a sustentabilidade. A Candine se encaixa perfeitamente no projeto It’s Bio, uma iniciativa que promove a excelência da produção orgânica italiana e o respeito ao meio ambiente, incentivando a adoção de técnicas agronômicas de baixo impacto.
“Com a It’s Bio , pretendemos dar visibilidade às maçãs orgânicas, respondendo às necessidades de um mercado cada vez mais atento e consciente”, afirma Mirco Zanotti , presidente do AOP Gruppo Viva, “a variedade Candine representa um exemplo perfeito de como inovação e sustentabilidade podem andar de mãos dadas, oferecendo aos consumidores uma escolha de qualidade”.
It’s Bio é um projeto financiado pela União Europeia e pelo AOP Gruppo Vi.Va., com a participação da Almaverde Bio, Apofruit, Codma OP, Ca’ Nova, Coop Sole, AOP La Mongolfiera, OrtoRomi e OP Terre di Bari.
- Saiba mais em www.itsbio.it
Fonte: Bio Eco Actual -Jornal Orgânico Internacional
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.
Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura: