Biblioteca

Startup amplia atuação no varejo do segmento

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 12 de dezembro de 2022.

Além das indústrias, o varejo também pode dar “passos atrás” na cadeia e atuar em conjunto com os agricultores para estimular a produção orgânica. Essa é a aposta da Mercado Diferente, “foodtech” criada no ano passado para comercializar produtos orgânicos no formato de delivery de cestas de produtos, que está se estruturando agora para ir a campo. 

A startup já apoia os 200 produtores de sua rede de fornecimento na certificação orgânica e no planejamento do plantio. No ano que vem, ela vai começar a levar equipes técnicas para todos os produtores para apoiá-los no manejo das culturas. 

Com técnicos nas lavouras, a Mercado Diferente vai auxiliar os agricultores no trabalho de conversão de sistemas convencionais para orgânicos. Até o momento, a empresa só vinha comprando de produtores que já tinham experiência no cultivo orgânico. A ideia é incentivar o modelo de produção para ampliar a oferta e viabilizar o crescimento do próprio negócio, segundo Eduardo Petrelli, fundador da startup. 

Rejeitados 

Assim como a Raiar e a Nestlé, a Diferente também assegura a compra dos produtos. Mas, ao contrário do que fazem as indústrias, que oferecem prêmio sobre o produto orgânico, o preço que ela paga é menor que o do mercado. A diferença é que a empresa compra alimentos fora do padrão, que são rejeitados pelo varejo convencional e que “micam” na mão do produtor. “Com isso, aumentamos a produtividade dos agricultores em 20%”, disse Petrelli. 

Segundo ele, a proposta de trabalhar com alimentos fora do padrão resolve diversos problemas: aumenta a renda ao produtor, reduz o desperdício de alimentos e barateia o custo para o consumidor. A redução de custo também é garantida pela eliminação dos intermediários do comércio com produtores e com os clientes finais. “Com modelo de assinatura, só compramos o que vendemos. Nosso desperdício é próximo de zero”. 

Hoje, a Diferente trabalha com 197 itens, e já vê uma taxa de crescimento nos pedidos de 80% ao mês. Com apoio aos produtores para expandir sua base de fornecimento e mantendo sua estratégia de vendas, Petrelli planeja expandir a lista de itens oferecidos para 1.500, incluindo produtos como pão, leite e ovos, e ampliar as cidades atendidas (hoje são nove na Grande São Paulo). “O sonho grande é a América Latina”, disse. 

Fonte: Valor

Clique na imagem abaixo e conheça o Mercado Diferente, um negócio de impacto social que não julga pela casca e aproxima as pessoas de um ciclo justo e afetuoso. Quando nos juntamos, estimulamos a agricultura consciente a partir de uma rede de produtores e produtoras do campo.

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.