Recomendações para obter um controle biológico mais eficaz da broca-da-cana-de-açúcar
A cana-de-açúcar é uma cultura de grande expressão econômica no Brasil, sendo cultivada em todas as regiões do País. A área plantada na safra 2012/2013 e destinada à atividade sucroalcooleira foi estimada em mais de 8,5 milhões de hectares e seu cultivo continua em plena expansão no Brasil, com progressivo aumento nos estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste e no Paraná, na região Sul (CONAB, 2012). Entretanto, a produtividade anual da cana-de-açúcar pode ser afetada por fatores climáticos, como geada, excesso ou falta de chuva, além de fatores bióticos, como a ocorrência de insetos-praga.
Uma praga de grande destaque na cultura é a broca-da-cana-de-açúcar, Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Crambidae), que durante a fase de lagarta abre galerias ascendentes e transversais no interior do colmo da planta; esse fato resulta em danos diretos, como a morte da gema apical e o enraizamento aéreo; e danos indiretos, como a podridão vermelha, que é resultante da ação de microrganismos oportunistas que penetram no colmo por meio do orifício aberto pela lagarta, prejudicando a fabricação de açúcar e álcool (GALLO et al., 2002; PINTO et al., 2006).
Devido ao fato de a lagarta ficar a maior parte dessa fase protegida no colmo, o controle químico não é eficiente nessa situação, e dessa forma, o controle biológico da broca com o uso de parasitoides é o método mais utilizado. Contudo, práticas adequadas de manejo e condições ambientais favoráveis são fundamentais para o sucesso do controle biológico e, por isso, o produtor deve estar atento ao momento e à maneira de fazer liberações de inimigos naturais nos canaviais.
Fonte: Embrapa
Clique na imagem abaixo e confira o manual Produto Orgânico: Vamos a falar sobre comercialização? da Sociedade Nacional de Agricultura.
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura: