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Real Organic Project assina parceria inovadora com a alemã Naturland

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Rio, 24 de março de 2023.

Quando o Real Organic Project (ROP) foi lançado em 2018, pequenos agricultores orgânicos de todo o país o viram como sua melhor – e única – esperança de salvar o movimento que eles criaram.

Depois de anos de apelos infrutíferos ao Conselho Nacional de Padrões Orgânicos para que as regras fossem aplicadas, esses pioneiros não podiam mais ficar sentados e testemunhar tanto seu próprio declínio financeiro quanto o enfraquecimento dos padrões da indústria, com o USDA fechando os olhos para fazendas orgânicas de animais industriais. e continuando a permitir a hidroponia em orgânicos, um método de cultivo que viola claramente a seção 6513 da Lei de Produção de Alimentos Orgânicos de 1990.

Outro dia, a ROP deu um passo gigantesco para atingir seu objetivo ao firmar uma parceria inovadora com a alemã Naturland, entidade que certifica mais de 140.000 fazendas orgânicas em todo o mundo.

“Sem dúvida, esta joint venture ajudará a popularizar o ROP”, disse Dave Chapman, codiretor do Real Organic Project. “A Naturland, que tem 40 anos e também é uma organização liderada por agricultores, tem a melhor reputação de qualquer rótulo adicional que já encontrei, e trabalhar em conjunto apenas torna as duas organizações mais fortes.”

“Existem mais de três milhões de agricultores orgânicos fora dos EUA, e o que acontece lá nos impacta. Certamente, o que acontece aqui os impacta. Em última análise, essa parceria foi impulsionada pela falta de vontade e incapacidade do USDA de proteger a integridade orgânica, algo que afeta os agricultores orgânicos em todos os lugares”.

MARCAS PODEM SER CERTIFICADAS EM BREVE

O Real Organic Project é um rótulo adicional que requer a certificação orgânica do USDA como linha de base e, em seguida, proíbe coisas como fazendas industriais orgânicas, hidroponia e fazendas orgânicas divididas (parte da fazenda sendo orgânica, parte da fazenda sendo convencional/não em transição). O que realmente destaca a ROP é que seus conselhos executivos, de padrões e consultivos são quem é quem na história da agricultura orgânica e da regulamentação nos EUA.

Até este ponto, a ROP tem se concentrado diretamente na certificação de fazendas orgânicas, das quais certificou mais de 1.000 fazendas e a custo zero para os agricultores. Embora alguns produtos certificados pela ROP possam ser encontrados em cooperativas selecionadas, mercearias naturais independentes e redes nacionais de supermercados em todo o país, eles ainda não estão amplamente disponíveis.

Esta parceria com a Naturland pretende mudar isso.

Não apenas terá um padrão de processamento, abrindo-o para empresas de bens de consumo embalados que desejam obter a certificação, mas também permitirá ingredientes de fazendas certificadas pela ROP e pela Naturland.

Dada a presença massiva da Naturland em todo o mundo, as marcas orgânicas sediadas nos EUA podem explorar uma grande cadeia de suprimentos orgânicos já certificada, e essas mesmas marcas também podem incentivar seus fornecedores internacionais a obter a certificação Naturland, caso ainda não o sejam. Além disso, uma vez que o mercado doméstico se desenvolve para produtos ROP, ajudará a apoiar os agricultores internacionais que buscam alcançar os consumidores dos EUA.

Com décadas de existência, os padrões da Naturland vão além do Real Projeto Orgânico. A certificação possui normas relacionadas a direitos humanos, trabalho infantil, bem-estar do trabalhador e animal, água e biodiversidade.

“Quando discutimos padrões, as questões são sempre – qual é o ganho positivo para o meio ambiente e os animais, e como isso pode ser traduzido para o trabalho do agricultor”, disse Steffen Reese, CEO da Naturland. “Nos sentimos muito à vontade com as pessoas que administram o ROP e compartilhamos uma filosofia semelhante.”

CONSCIENTIZAR SERÁ O DESAFIO

Em aproximadamente dois meses, um diretor executivo para esta nova joint venture estará no cargo e, nesse ponto, as empresas orgânicas que buscam a certificação ROP podem iniciar o processo de inscrição.

Embora não haja dúvida de que o ROP será muito atraente tanto para os consumidores quanto para as marcas, já que defensores orgânicos dedicados serão atraídos por padrões mais elevados, o principal desafio continua sendo educar o mercado sobre a certificação.

Até agora, a ROP tem feito um excelente trabalho de conscientização de sua certificação entre os pequenos e médios agricultores orgânicos. No entanto, nos EUA, o consumidor orgânico médio e a maioria dos profissionais da indústria orgânica não estão familiarizados com o ROP. O mesmo certamente pode ser dito sobre a Naturland.

Mas a realidade é que todo rótulo de complemento orgânico precisa começar de algum lugar, e as pessoas envolvidas nessa joint venture entendem o caminho a seguir e não se intimidam.

“A Naturland tem 40 anos e nas duas primeiras décadas tivemos que bater nas portas de varejistas e processadores para explicar nossas vantagens. Agora, os varejistas nos abordam querendo trabalhar juntos. Nos EUA, sabemos que teremos que bater de porta em porta novamente e, no final das contas, será uma questão de saber o que o consumidor quer”.

Sem dúvida, os compradores orgânicos não querem leite e ovos CAFO orgânicos, ou frutas orgânicas cultivadas em baldes plásticos com água. Eles simplesmente não estão cientes de que é por isso que estão pagando um prêmio no supermercado.

“O maior erro que cometemos no movimento orgânico foi não ter rótulos adicionais desde o primeiro dia do Programa Orgânico Nacional do USDA”, afirmou Dave Chapman. “Dessa forma, o USDA poderia estabelecer uma linha de base e o rótulo adicional poderia garantir que não houvesse desvio do que os pioneiros orgânicos estabeleceram.”

Fonte: Organic Insider

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

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