Produção de mudas de mangueira em sistema orgânico de produção
Para a implantação de pomares cultivados em sistema orgânico de produção, é muito importante o uso de mudas enxertadas, certificadas, de qualidade, isentas de pragas e doenças e de reconhecido potencial genético. Esse tipo
de mudas gera plantas com melhores condições de enfrentar as adversidades climáticas e, principalmente, com características e qualidade de fruto de ampla aceitação pelo mercado consumidor.
Uma das principais razões para a utilização de mudas enxertadas está na garantia de transmitir às novas plantas as mesmas qualidades da planta-matriz, formando um pomar com plantas de reconhecida capacidade produtiva. Além disso, as mudas enxertadas geram plantas com produção precoce, enquanto as mudas de pé-franco, mesmo com reconhecida qualidade, produzem plantas com fase produtiva tardia, o que retarda o retorno do capital investido.
No entanto, tem sido um grande desafio substituir os tratos culturais convencionais, com uso de fertilizantes minerais para a nutrição das plantas e de agrotóxicos para o controle de pragas e doenças durante as várias etapas da
formação das mudas, conforme descritas a seguir.
Fonte: Embrapa
Clique na imagem abaixo e confira o manual Como produzir morango orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.