
Estudo indica bioinsumo como solução sustentável na produção alimentar
A conclusão é de trabalho apresentado nesta terça-feira (24) pela pesquisadora do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras, Luana Nascimento, que faz parte do projeto de cooperação internacional responsável pelo estudo Bioinsumos como alternativa a fertilizantes químicos em gramíneas: uma análise sobre os aspectos de inovação do setor. O estudo foi produzido pelo Senai e pela Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI).

Produção de mudas de mangueira em sistema orgânico de produção
Para a implantação de pomares cultivados em sistema orgânico de produção, é muito importante o uso de mudas enxertadas, certificadas, de qualidade, isentas de pragas e doenças e de reconhecido potencial genético. Esse tipo
de mudas gera plantas com melhores condições de enfrentar as adversidades climáticas e, principalmente, com características e qualidade de fruto de ampla aceitação pelo mercado consumidor.

Manual do Café Orgânico: Biofertilizantes e caldas fitoprotetoras
Esta publicação apresenta informações práticas sobre o preparo e aplicação de alguns dos principais biofertilizantes e caldas fitoprotetoras permitidos pelos regulamentos de produção orgânica. O uso de biofertilizantes e caldas fitoprotetoras é bastante recomendado na cafeicultura orgânica, principalmente no caso de pequenos produtores que preparam a maior parte dos insumos para suas lavouras na própria unidade de produção.

Remineralizadores de Solos e Fertilizantes Naturais
Este é o quarto vídeo de uma série educativa de 10 episódios que tem como objetivo sensibilizar agricultores e sociedade sobre a importância do manejo sustentável do solo e seus benefícios para o meio ambiente. A iniciativa é do Instituto BioSistêmico (IBS) no âmbito do programa de agricultura familiar da Cargill – Selo Combustível Social.

A tendência do uso de fertilizantes na agricultura orgânica
A agricultura orgânica pode fazer uso de fertilizantes especiais. Ao contrário do que muita gente imagina, a agricultura orgânica pode fazer uso de fertilizantes especiais, que misturam nutrientes balanceados de fontes orgânicas, e não apenas de compostagem. Os minerais de origem natural e de baixa solubilidade, como os fosfatos naturais, os calcários e os pós de rocha, são permitidos nesse tipo de agricultura, que, assim como todas as outras, busca o aumento de produtividade para prosperar e ser sustentável.