Biblioteca

Plantio e densidade populacional para as cultivares de abacaxi Pérola e BRS Imperial em sistema orgânico de produção na região de Lençóis, Chapada Diamantina – BA

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 25 de maio de 2024.

A produtividade da cultura do abacaxi no Brasil aumentou significativamente nos últimos 30 anos. O manejo dessa cultura foi aprimorado, do plantio à pós-colheita, o que levou ao aumento da produtividade e da qualidade dos frutos obtidos por unidade de área, atendendo, dessa forma, às exigências do mercado. Diversas tecnologias foram desenvolvidas ou ajustadas, contribuindo para essa evolução no cultivo do abacaxizeiro. Nesse contexto, insere-se, com destaque, a intensificação do uso da área de cultivo, reduzindo o espaçamento entre plantas e entre fileiras, com consequente aumento na densidade de plantio e no número de frutos colhidos por hectare.

A densidade de plantio para a cultura do abacaxi no Brasil varia conforme a região produtora, a variedade utilizada e o objetivo final da produção. A densidade populacional média situa-se na faixa entre 30.000 e 40.000 plantas ha-1 nos principais estados produtores. Esse número é baixo quando comparado a outras regiões produtoras de abacaxi no mundo, como África, Ásia e Oceania. Nestas, a densidade nos plantios comerciais chega a 75.000 ou mais plantas/ha, sobretudo nos plantios da cv. ‘Smooth Cayenne’, que produz frutos destinados ao processamento industrial para sucos e compotas.

Nos plantios altamente adensados, tende a ocorrer uma diminuição no tamanho médio dos frutos devido principalmente à competição por água, luz e nutrientes. Entretanto, a diminuição do peso médio dos frutos nem sempre é sinônimo de prejuízo, pois o adensamento populacional permite a produção de frutos menores, entre 0,5 kg e 0,9 kg, que são mais valorizados no mercado europeu. Por sua vez, no Brasil, o mercado interno de fruta fresca paga mais por frutos maiores, com peso acima de 1,5 kg, o que estimula o produtor a usar menores densidades de plantio com o objetivo de colher maior percentagem de frutos grandes.

O destino final dos frutos produzidos deve ser um fator decisivo na escolha da densidade de plantio a ser utilizada. Assim, se o destino final for a indústria de polpa e suco, o adensamento do plantio torna-se uma alternativa interessante, pois o volume de frutos produzidos por hectare será maior. No entanto, se o objetivo for a produção de abacaxi em fatias, os frutos devem ter um diâmetro adequado.

Além disso, para cada sistema de produção adotado, são necessários ajustes das densidades de plantio a fim de manter boas produtividade e qualidade dos frutos. Para o cultivo do abacaxi em sistema orgânico de produção, as práticas culturais devem ser ajustadas, pois a competição entre plantas por nutrientes e água pode resultar na diminuição do tamanho dos frutos, afetando a renda do produtor. Uma vez definidos o mercado a ser atendido e a variedade a ser cultivada, deve-se determinar a densidade de plantas a ser utilizada na operação de plantio.

Fonte: Embrapa

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.