Biblioteca

O mercado orgânico do Reino Unido apresenta forte desempenho em um ano excepcionalmente desafiador

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 23 de março de 2023.

O Relatório de Mercado Orgânico da Soil Association Certification 2023 revela que o mercado orgânico do Reino Unido agora vale um recorde de £ 3,1 bilhões, impulsionado por um crescimento de 1,6% nas vendas em 2022, com compradores gastando quase £ 8,5 milhões em produtos orgânicos todos os dias no Reino Unido.

Um valor recorde

O mercado orgânico desfrutou de seu 11º ano de crescimento positivo, apesar da crise do custo de vida, inflação recorde, altos níveis de incerteza decorrentes da invasão russa da Ucrânia, juntamente com seu impacto nos mercados mundiais de alimentos e preços de energia, e os desafios contínuos lançado pelo Brexit.

O diretor comercial da Soil Association Certification, Alex Cullen, disse: “Com vendas superiores a £ 3,1 bilhões, vimos uma transformação no mercado de alimentos e bebidas orgânicos desde a pandemia, com um crescimento fenomenal de 25,4% em apenas três anos. Apesar da turbulência econômica e dos desafios significativos que todos enfrentaram em 2022, o mercado orgânico apresentou um desempenho forte e resiliente, crescendo respeitáveis 1,6%.”

“Nessas condições desafiadoras, o serviço de alimentação orgânica apresentou um desempenho estelar, crescendo 152% e ajudando a impulsionar esse aumento, enquanto as vendas de alimentos e bebidas orgânicas em supermercados, varejistas independentes e entrega em domicílio tiveram sorte mista com os compradores forçados a tomar decisões difíceis em suas compras semanais, pois enfrentou a crise do custo de vida.”

“Hoje, oito em cada dez consumidores de supermercados compram orgânicos e muitos estão cortando seus gastos ou mudando para produtos convencionais devido às pressões de preços (1). Mas as crises não duram para sempre. A inflação vai cair e a confiança do consumidor vai voltar. No setor orgânico, há um incrível impulso crescendo com potencial para um forte crescimento futuro, capitalizando os altos níveis de confiança do consumidor e a confiança que mantém ao atender às suas necessidades de alimentos sustentáveis e saudáveis. Quanto mais economias de escala pudermos construir no setor orgânico, mais poderemos reduzir os preços e tornar alimentos orgânicos saudáveis e de alta qualidade acessíveis a todos”.

O mercado orgânico do Reino Unido agora vale um recorde de £ 3,1 bilhões, impulsionado por um crescimento de 1,6% nas vendas em 2022.

Supermercados

Em um ano em que os descontos ganharam participação de mercado à medida que os consumidores buscavam cada vez mais valor à medida que a crise do custo de vida se instalava, 2022 viu os consumidores olhando atentamente para suas contas de compras e fazendo escolhas difíceis. As vendas orgânicas nos supermercados caíram 2,7%, com a participação da categoria caindo de 1,8% para 1,7% – mas o mercado continua considerável – no valor de £ 1,92 bilhão (2).

Nas últimas quatro semanas do ano, as vendas de orgânicos nos supermercados se recuperaram e voltaram a crescer 0,5% – embora ficando atrás dos não orgânicos (3). Isso ocorre após oito anos em que alimentos e bebidas orgânicos cresceram mais rapidamente do que os não orgânicos e, a longo prazo, o potencial positivo do setor orgânico nos supermercados é claro e refletido na taxa de crescimento anual composta (CAGR) para orgânicos em 5,39%, em comparação para 1,83% para não orgânicos.

Serviço de alimentação

Apesar de enfrentar várias pressões e outro ano desafiador, o foodservice viu as vendas orgânicas crescerem incríveis 152%, com as vendas saltando para £ 195,5 milhões (de £ 78,2 milhões em 2021), impulsionadas em grande parte pelas vendas de bebidas quentes orgânicas e leite em várias das principais redes de cafés. – destacando o apetite do público por ingredientes sustentáveis de qualidade.

Mas a crise do custo de vida continuou a impactar o número de pessoas que comem fora, enquanto a pressão salarial (e o Brexit) tornou difícil para as operadoras atrair e reter funcionários. No entanto, o setor hoteleiro tem demonstrado grande resiliência e vontade de abraçar as tendências de consumo que apontam para o crescimento futuro.

Esquemas online e de caixa

Na entrega em domicílio, apesar de um desempenho misto entre as empresas, as vendas ficaram estáveis em £ 558,6 milhões, após um crescimento fenomenal durante o bloqueio, onde as vendas cresceram em relação aos níveis pré-pandêmicos de £ 362,9 milhões. Houve vencedores e perdedores, pois os consumidores passaram menos tempo em casa e enfrentaram pressões inflacionárias, mas isso, por sua vez, impulsionou a inovação, novas soluções tecnológicas e gamas mais amplas de produtos orgânicos.

Varejistas Independentes

Os varejistas independentes enfrentaram um ano desafiador, com vendas caindo 3,3%, para £ 432,1 milhões, após um período dinâmico durante a pandemia, quando alguns varejistas foram classificados como “negócios essenciais”. No ano passado, eles enfrentaram o desafio de tentar reter esses novos clientes, mas também viram os compradores gastarem menos e comprarem com menos frequência. Mais de 60% dos varejistas veem a inflação como o desafio número um, mas dois terços acreditam que as vendas aumentarão em 2023.

Orgânico não alimentar (têxteis e beleza e bem-estar)

Os têxteis orgânicos da Soil Association Certification viram as vendas aumentarem em 35%, à medida que a demanda global por algodão orgânico cresceu, enquanto as vendas de produtos orgânicos de beleza e bem-estar da Soil Association Certification cresceram 6,8%, atingindo £ 147,6 milhões. (Um relatório de mercado de beleza e bem-estar orgânico separado será publicado em março).

Terras de cultivo orgânico aumentam 3,6% para 507 mil hectares em 2021

Agricultura orgânica

Todos os agricultores do Reino Unido enfrentaram enormes desafios em 2022 e os agricultores orgânicos não ficaram imunes a essas pressões. A inflação e a interrupção da cadeia de suprimentos significaram que o custo de fazer negócios para os agricultores aumentou à medida que as contas de aquecimento e os custos de ração dispararam. À medida que o foco mudou para o valor nos caixas dos supermercados, o preço que os agricultores recebiam por seus produtos estava sob intensa pressão. Isso inevitavelmente impactou os agricultores orgânicos, pois as pessoas buscavam cada vez mais produtos mais baratos.

Mas houve algum alívio para os agricultores orgânicos, pois eles não usam fertilizantes químicos e, portanto, não foram afetados pela escalada dos preços dos fertilizantes provocada pela guerra na Ucrânia. Isso também representa uma oportunidade para o movimento da agricultura orgânica crescer à medida que os agricultores convencionais procuram cortar custos adotando formas mais naturais de fertilizar suas plantações.

Os dados de 2022 ainda não foram divulgados, mas foi animador ver a quantidade de terras cultivadas organicamente aumentar em 3,6% para 507 mil hectares em 2021. Isso inclui um grande salto na conversão de terras para orgânicos, que foi até 34 por cento.

O Conselheiro de Agricultura Orgânica da Soil Association, Adrian Steele, que dirige uma fazenda orgânica mista com gado e culturas arvenses e hortícolas em Worcestershire, disse: estão reconhecendo isso. Por muito tempo, nossa cadeia alimentar quebrada priorizou alimentos baratos produzidos industrialmente – e isso coloca os orgânicos em desvantagem em tempos de dificuldades para os compradores. Mas a demanda por cadeias de suprimentos mais justas está aumentando junto com a necessidade de fornecer resiliência para a produção de alimentos do Reino Unido diante das crescentes crises climáticas e da natureza. Os governos da UE e da Escócia se comprometeram a cultivar terras orgânicas significativamente até o final da década e, embora Westminster esteja se arrastando em uma política semelhante, eles estão apoiando o orgânico por meio da duplicação das taxas de pagamento de apoio no ano passado. O novo Esquema de Gestão Ambiental da Terra também incentiva muitas práticas de agricultura orgânica, como a eliminação de inseticidas e o uso de leguminosas para fertilidade do solo em vez de produtos químicos.”

Relatório de Sustentabilidade

O Relatório de Mercado Orgânico deste ano inclui um novo Relatório de Sustentabilidade que destaca como consertar nosso sistema alimentar falido exige uma abordagem holística desde a raiz. O mini-relatório gratuito apresenta contribuições valiosas das principais instituições de caridade e ONGs globais, a Soil Association trabalha com WWF, Fairtrade Foundation e Forest Stewardship Council, que estão trabalhando no coração do espaço de sustentabilidade e que compartilham a mesma visão holística de como devemos cuidar de nossa terra e mudar os sistemas alimentares e agrícolas, no que diz respeito ao combate às mudanças climáticas por meio das escolhas que fazemos no caixa.

Organic oferece uma escolha estabelecida que aborda muitas das principais prioridades apoiadas por evidências e padrões verificáveis

À medida que as escolhas sustentáveis se tornam mais importantes para consumidores e varejistas, juntamente com os compromissos juridicamente vinculativos do governo sobre o meio ambiente, é vital que tenhamos maior clareza e consistência na tomada de decisões. E o orgânico com seus padrões estabelecidos tem o potencial de fornecer essa clareza e credenciais comprovadas na oferta dessas escolhas saudáveis e sustentáveis.

Isso enfatiza que o orgânico é uma solução fundamental, pois os governos de todo o mundo estão procurando as melhores soluções de qualidade para as crises ambientais, naturais e de saúde. À medida que o Tesouro procura investimentos eficientes para cumprir os compromissos de zero líquido e natureza do governo, o orgânico oferece uma escolha estabelecida que aborda muitas das principais prioridades apoiadas por evidências e padrões verificáveis.

E à medida que varejistas e empresas moldam seus perfis e compromissos de sustentabilidade, incluindo suas próprias metas de emissões do Escopo 3, é vital que as cadeias de suprimentos sejam o mais sustentáveis possível. Investimentos sábios por parte de empresas e governos são essenciais para ajudar os consumidores a fazerem as escolhas certas no caixa e priorizar mensagens que deixem claro como podem ajudar a combater as mudanças climáticas.

Alex disse: “A Soil Association trabalha em estreita colaboração com as principais ONGs para defender um melhor sistema alimentar e agrícola para enfrentar o meio ambiente, a natureza e a crise de saúde. Este ano, trabalhamos com o WWF, a Fairtrade Foundation e o FSC para produzir um novo Relatório de Sustentabilidade, apresentando suas visões sobre como enfrentamos a crise climática e como as escolhas que fazemos no caixa podem fazer a diferença. O orgânico é uma boa escolha para governos, empresas e indivíduos porque é uma solução pronta para a crise climática. Cada vez mais as pessoas estão reconhecendo o papel crucial que a agricultura orgânica pode desempenhar na restauração da natureza, reabastecendo os solos e fornecendo ar e água limpos, além de alimentos nutritivos”.

Fonte: Bio Eco Actual – Jornal Orgânico Internacional

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.