Ensaios de Competição de Cultivares de Alface-Crespa, Brócolis-de-Cabeça e Cenoura em Sistemas de Produção Orgânica em Mato Grosso do Sul
Materiais geneticamente mais adaptados às condições regionais de clima e solo, com resistência ou tolerância a pragas e doenças, constituem principais ferramentas como prática preventiva aos problemas de fitossanidade e poderão contribuir para redução do custo de produção, menores necessidades de insumos e maiores produtividades. Foram conduzidos ensaios experimentais em sistemas de produção orgânica com o objetivo de avaliar o desempenho de dez cultivares de alface-crespa, oito cultivares de brócolis-de-cabeça e dez cultivares de cenoura, no outono-inverno em Mato Grosso do Sul, em termos de produtividade e componentes de produção.
A área experimental situou-se no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Dourados. As datas de semeadura e de colheita foram, respectivamente, 8 de abril e 14 de junho de 2019 (alface); 4 de março e 17 de junho de 2019 (brócolis – primeiro ano); 1º de março e 15 de junho de 2020 (brócolis – segundo ano) e 19 de março e 3 de julho de 2020 (cenoura).
As cultivares que se destacaram para indicação em termos de produtividade e componentes de produção foram: 1) Alface-crespa: cv. Lélia® e cv. Mediterrânea®; 2) brócolis-de-cabeça (primeiro ano): cv. Avenger® e cv. Legacy®; 3) brócolis-de-cabeça (segundo ano): cv. Avenger® e cv. Legacy®; 4) Cenoura: a cultivar Brasília® destacou-se na produtividade, no entanto ocorreu elevada incidência de ombro verde/roxo. Esses resultados evidenciam a importância da escolha adequada de cultivares para diferentes espécies de hortaliças em cada região.
Fonte: Embrapa
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura: