Biblioteca

Controle biológico da broca-da-cana-de-açúcar

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 27 de maio de 2024.

O desenvolvimento do programa de controle biológico da broca-da-cana-de-açúcar, (Diatraea saccharalis) com a utilização da vespinha Cotesia flavipes teve inicio na década de 70 no Estado de São Paulo. Nos dias atuais, aproximadamente, 90% das áreas de cultivo de cana-de-açúcar no Brasil são utilizadas vespinhas para o controle da broca-da-cana.

C. flavipes passa por vários estádios de desenvolvimento, que são algumas fases larvais, a pupa e o adulto. Por ser um parasitóide, a vespinha só pode completar seu ciclo de vida associada às lagartas de Diatraea. O parasitismo se inicia por uma picada da vespa, que deposita grande quantidade de ovos no interior da lagarta. Desses ovos eclodem larvas que se alimentam do interior da lagarta, que, por sua vez, morre exaurida, sem conseguir completar seu ciclo de vida.

Quando estão bem desenvolvidas, as larvas migram para fora do corpo da lagarta e passam à fase de pupa. Essas pupas são revestidas por casulos de coloração branca, que unidos formam uma “massa” branca, de onde emergem os adultos após alguns dias. Os adultos são vespinhas pequenas com comprimento ao redor de 2 a 3 mm, de coloração preta e que, logo após o nascimento, acasalam-se.

Fonte: Embrapa

Clique na imagem abaixo e confira o manual Produto Orgânico: Vamos a falar sobre comercialização? da Sociedade Nacional de Agricultura.

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias  de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.