Agricultura orgânica cresce na Espanha
A área destinada à produção orgânica na Espanha aumentou 8% em 2021 em relação ao ano anterior, totalizando 2.635.442 hectares, e já coloca a área agrícola útil (SAU) dedicada à produção orgânica em 10,79%. Estes dados, que são provisórios até que o EUROSTAT publique os definitivos, confirmam a tendência de crescimento dos últimos anos e colocam a Espanha como um dos principais produtores orgânicos por área na União Europeia (UE) e no mundo.
Esses resultados são coletados nas estatísticas de Produção Ecológica correspondentes ao ano de 2021, que o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação (MAPA) publicou em seu site, coincidindo com a comemoração do dia internacional da produção orgânica, e que é elaborado pela com base nos dados enviados pelas comunidades autónomas.
Na produção vegetal, o aumento dos hectares dedicados às culturas permanentes (+ 18%), com destaque para a castanha (+ 35%), banana e subtropical (+ 25%), citrinos (+ 21%) e olival (+ 16%). Nas culturas arvenses (+ 15%), houve um crescimento das plantas colhidas verdes para alimentação animal (+ 39%).
Em termos de produção animal, o número de atividades pecuárias aumentou, totalizando 9.247 explorações pecuárias (+ 20% em relação ao ano anterior). Especificamente, em ovinos (+ 24%), bovinos (+ 22%), caprinos (+ 15%) e suínos (+ 15%). O número de cabeças de gado aumenta especialmente em bovinos (+ 20%), ovinos (+ 17%), suínos (+ 11%) e caprinos (+ 9%). A aquicultura orgânica diminuiu sua produção para 4.891 toneladas (- 35%). A produção de mexilhões se destaca com 2.806 toneladas. As fazendas de aquicultura caíram 4% e totalizam 167.
O número de operadoras aumentou 16% em relação a 2020 e agora são 58.485. Esse aumento ocorreu em quase todas as atividades: produtores primários (19%), estabelecimentos industriais (12%) e comerciantes (7%). Se levarmos em conta que um mesmo operador pode realizar várias atividades diferentes, o número total de atividades atingiu 62.320, o que representa um aumento de 16,87% em relação ao ano anterior.
Fonte: Agrolink
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.