Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Aumentar a produção de alimentos, fibras e agroenergia, para atender ao crescimento populacional, tem pressionado os preços desses produtos, o que pode colocar em risco a estabilidade econômica mundial. A oferta desses produtos pode crescer pela ampliação da área cultivada e/ou do aumento da produtividade. Mas é crescente a pressão social para deter os desmatamentos para abertura de novas áreas de cultivo. Uma opção é intensificar a produção nas áreas já cultivadas, em especial as de pastagem, já que no Brasil 70% delas apresentam algum grau de degradação e baixa produtividade, seja de forragens ou de carne e leite. O autor considera a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) uma opção econômica, ambiental e social.
A ILPF consiste na implantação de diferentes sistemas produtivos de grãos, fibras, carne, leite, agroenergia e outros, na mesma área, em plantio consorciado, sequencial ou rotacionado, aproveitando as sinergias existentes entre eles. Aliada ao Sistema Plantio Direto (SPD) é uma alternativa econômica e sustentável para recuperar áreas de pastagens degradadas. Resultados apontam que a prática é economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa para o aumento da produção de alimentos seguros, fibras e agroenergia. Além disso, promove a diversificação de atividades na propriedade, a redução dos riscos climáticos e de mercado, a melhoria da renda e da qualidade de vida no campo, contribuindo para a redução do desmatamento, da erosão, da emissão de gases de efeito estufa e contribui para o sequestro de carbono, possibilitando a produção sustentável e um mundo melhor para as próximas gerações.
CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 21/01/2013
Conteúdo completo disponível em: https://brt.ifsp.edu.br/phocadownload/userupload/213354/IFMAP160012%20INTEGRAO%20LAVOURA%20PECURIA%20E%20FLORESTA.pdf
TRECENTI, Ronaldo – Campo Consultoria e Agronegócios Ltda
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.