Green Rio 2022
Green Rio 2022 terá domo de experimentos do Instituto Amazônia 4.0 e marcará lançamento na América Latina do programa de inovação AL-INVEST VERDE PI em parceria com o INPI.
Evento gratuito de bioeconomia mundial será realizado na Marina da Glória entre os dias 01 e 03 de setembro e terá presenças do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Presidente da Embrapa
A Marina da Glória, no Rio de Janeiro, mais uma vez será palco de um dos principais eventos voltados à bioeconomia mundial. A décima edição do Green Rio / Green LatinAmerica – plataforma para negócios, inovação e pesquisa em bioeconomia e economia verde – acontece entre os dias 01 e 03 de setembro, com entrada gratuita. A edição de 2022, que volta a ser 100% presencial,traz muitas novidades. Entre elas, o domo geodésico do Laboratório criativo doInstituto Amazônia 4.0.
O keynote speaker do Green Rio será Celso Moretti, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), às 11hs dia 1º de setembro. O evento contará com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia (MCTI), Paulo Alvim. Ao longo de três dias, a conferência terá nomes como Jose Enrique Gracilazo, da OCDE, em painel sobre desenvolvimento rural, e Marcos Da-Ré, diretor da Fundação Certi, em palestra sobre startups e economia verde.
De forma inédita, o Green Rio terá uma atração que vai despertar a curiosidade dos participantes: o domo geodésico do Laboratório Criativo do Instituto Amazônia 4.0, que junta ancestralidade e futurismo. “O objetivo é proporcionar algumas experiências, colocando os nossos equipamentos 4.0, demonstrando o processo de agregação de valor da amêndoa de cacau até o chocolate produzido”, diz Ismael Nobre, diretor do Instituto, que desenvolve tecnologias e métodos avançados para transformar insumos amazônicos em produtos de altíssimo valor agregado, desenvolver uma bioindústria poderosa, capacitar o povo local em produção e em negócios e criar alternativas urgentemente necessárias contra o desmatamento.
Outra novidade será a realização da primeira ação na América Latina do AL-INVEST VERDE PI – Fundo europeu para a promoção da inovação -, com o apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O objetivo do projeto – um dos eixos do programa Al-Invest Verde – é promover uma maior utilização e eficácia dos direitos de Propriedade Intelectual (PI), particularmente nos países do MERCOSUL, criando oportunidades de cooperação em pesquisa e estimulando a competitividade e a inovação, incluindo a inovação verde.
“A estreia do fundo europeu na América Latina contará com ações que envolvem a disseminação da cultura da PI e a promoção de seu uso na transição para uma economia sustentável. Para isso, no Green Rio, haverá um estande com profissionais do INPI e do projeto, que poderão esclarecer dúvidas para o público presente, uma sala exclusiva para a realização de workshop, além de um painel na programação principal do evento que abordará a propriedade intelectual e a economia verde”, diz Mariano Riccheri, líder do Al-INVEST Verde PI.
O Green Rio vai receber, mais uma vez, o German-BrazilianBioeconomy Workshop, que terá presença de importantes instituições, como o MCTI e a Fiocruz.A Fundação vai apresentar o programa ArticulaFito, uma pesquisa em parceria com a Alemanha sobre plantas voltadas para a produção de cosméticos e fitoterápicos. O encontro conta com apoio institucional do DWIH.
“A expectativa é muito grande para a realização do Green Rio de forma totalmente presencial, nessa retomada pós-pandemia. Um dos nossos diferenciais é que todo novo evento tem uma consequência do anterior. Nesse, eu cito o exemplo da parceria da Fiocruz com a Alemanha. Essa conversa foi iniciada na edição de 2021 e espero que a parceria tenha sequência na próxima edição”, diz Maria Beatriz Costa, coordenadora do Green Rio.
Expositores
A feira vai reunir cerca de 90 expositores, que vão oferecer produtos e novidades relacionados à agricultura, biodiversidade, economia verde e produção sustentável. Entre eles, o Sebrae Amazonas, que vai reunir no seu estande pequenas empresas do estado que trabalham com produtos da biodiversidade.
A empresa paulista Korin, conhecida como produtora de frangos naturais, levará sua linha completa de alimentos naturais e orgânicos.
A Fecomercio RJ, por meio do Instituto Fecomercio de Sustentabilidade, promoverá oficinas e palestras de temas diversos. O SESC vai apresentar o programa Mesa Brasil, que promove ações educativas nas áreas de nutrição e serviço social. Já o SEBRAE/RJ levará ao evento sete startups e nove pequenas empresas na área de negócios de impacto.
Onze startups estarão presentes no estande do Sebrae RJ e no espaço Inovação/Startups, onde também haverá a presença da Agência de Inovação da UFRJ, Sociedade Nacional de Agricultura e TecCampos.
O Ministério da Agricultura também tem presença confirmada no Green Rio. No estande, serão apresentados projetos voltados para essa área, no estado do Rio de Janeiro, incluindo rodas de conversa.
O Ministério da Ciência e Tecnologia terá pela primeira vez, um estande em parceria com a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), onde também acontecerão palestras.
Clique na imagem abaixo e garanta sua participação no Green Rio 22:
Na 6ª feira, 02, às 16hs, e no sábado, 03, às 10h30, o supermercado Zona Sul realizará oficina de gastronomia.
Sobre o Green Rio
O Green Rio teve sua primeira edição em 2012, quando foi um side-event da Rio+20. Ao longo desses anos, o evento se firmou como plataforma de negócios sustentáveis que reúne expositores, palestrantes e representantes da economia verde e do setor orgânico.
PROGRAMAÇÃO – CONFERÊNCIA GREEN RIO/GREEN LATIN AMERICA 2022
01 DE SETEMBRO – 5a feira
AUDITÓRIO
10:00 – Abertura
11:00 – Keynote Speaker- Celso Moretti
14:00 – Fiocruz – Bioeconomia e sociobiodiversidade nocontexto da Agenda 2030
14:30 – Cadeias de Valor da Bioeconomia
16:00 – Desenvolvimento Rural / Clima / Carbono
SALA WORKSHOP
12:00 – SENAI e Bioeconomia
13:00 – A iniciativa TRABBIO – Transformação dos Resíduos de Biomassa em Materiais Manejáveis eFontes de Energia
14:00 – Workshop Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio
15:30 – O Mapa da Fome do Estado do Rio de Janeiro
16:30 – Agroflorestas e conservação ambiental
02 DE SETEMBRO – 6a feira
AUDITÓRIO
10:00 às 13:00 – GERMAN-BRAZILIAN BIOECONOMY WORKSHOP
Workshop com a presença de representantes governamentais do Brasil e da Alemanha.Tradução simultânea
13:40 – Estratégias de Propriedade Intelectual para o Desenvolvimento Sustentável
INPI e Programa AL Invest Verde
14:30 – Amazônia – Fronteiras e Horizontes
16:00 – Segurança Alimentar – Inovação e Tecnologia
SALA WORKSHOP
10:15 – Aquicultura e Inovação
11:00 – Segurança Alimentar, Agricultura Familiar, Clima e Biodiversidade
12:20 – Projetos do Portfolio Verde – MCTI
13:30 – Agricultura RJ – Pesquisa e Inovação
03 DE SETEMBRO – Sábado
AUDITÓRIO
11:00 – Inovação e startups na economia verde: presente e futuro
12:15 – Orgânicos e Bioeconomia
14:00 – Estado do RJ / Cenários, Desafios e Oportunidades
15:30 – Oceanos / Economia do Mar Coordenação – IFeS
SALA WORKSHOP
11:00 – Consumo Consciente e Relação consumidor x resíduos sólidos
12:30 – Turismo – Desafios e Oportunidades para o Rio de Janeiro
14:00 – Alimentação Escolar / Hortas
15:45 – Negócios de Impacto Socioambiental e Soluções Baseadas na Natureza
Fonte: Green Rio
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.